Ex-Falconi, dono do ‘Walmart brasileiro’ e herdeiro do Giraffas: os nomes que o Novo pode lançar no sábado

Além do lançamento da candidatura do fundador do partido, João Amôedo, à presidência da república, outros nomes serão lançados para as disputas estaduais

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O próximo sábado (18) promete ser marcante para o Partido Novo, que anunciará em seu 3º Encontro Nacional, em São Paulo, a sua estreia em eleições majoritárias. A legenda, que foi pela primeira vez às urnas em 2016 e elegeu quatro vereadores, trará vários nomes conhecidos do mundo do mercado e dos investimentos como postulantes a cargos no Executivo e Legislativo. 

Dentre eles, o nome de destaque é do fundador do partido, João Dionísio Amoêdo, que se candidatará à presidência. Formado em engenharia civil e administração de empresas, Amoêdo foi sócio do banco BBA e vice-presidente do Unibanco e é sócio do instituto Casa das Garças.  

O empresário vem intensificando o discurso de candidato, destacando seu viés de liberalismo econômico nas redes sociais. “A grande vantagem do mercado é a competição. Se o governo deixar um ambiente propício à competição, o consumidor vai definir o que é melhor pra ele. Só vai comprar algo se atender aos interesses dele, dentro de determinado preço, uma troca voluntária”, afirmou Amôedo pelo Twitter. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Black Friday InfoMoney: sua única chance de comprar nossos cursos com 50% de desconto

Em outra postagem no mesmo dia, o pré-candidato deu mais sinalizações de como será o tom da sua campanha. Ele apontou que o Estado não tem que perder tempo administrando empresa de petróleo e bancos, “para poder dedicar mais tempo e recursos para cuidar da saúde, segurança e educação”.

Além de Amôedo, os nomes de candidatos a governadores por diversos estados serão anunciados durante o evento. Entre os nomes que aparecem no radar, está o da candidatura de Romeu Zema para o governo de Minas Gerais, de Mateus Bandeira pelo Rio Grande do Sul e de Alexandre Guerra para o Distrito Federal. 

Continua depois da publicidade

Zema, de Araxá, tem 52 anos, é presidente do Conselho do grupo que leva o seu sobrenome e foi CEO (Chief Executive Officer) entre 1990 e 2016. A corporação atua há 95 anos no setor de varejo de eletrodomésticos não somente em Minas, mas em outros estados como Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul. E, de acordo com perfil feito pela revista Poder, em 2015, Zema já foi comparado ao criador da norte-americana Walmart, Sam Walton (1918-1992), por conta da expansão das suas lojas em cidades pequenas. 

Bandeira, por sua vez, conta com uma experiência mais robusta no setor público. Ex-secretário do Planejamento e ex-presidente do Banrisul, o possível candidato gaúcho ocupou as funções durante o governo Yeda Crusuis (PSDB). Após a sua saída do governo, em 2011, ele assumiu a presidência do INDG, de Vicente Falconi, que posteriormente virou a Falconi Consultores, maior consultoria de gestão do país. Ele deixou o cargo em janeiro deste ano.

Já Alexandre Guerra é herdeiro da rede de restaurantes Giraffas e é membro do Conselho de Administração do grupo, que conta com mais de 400 unidades no Brasil e no exterior. 

Mas outros nomes podem ser anunciados em breve. O Novo ainda sonha com o nome do ex-técnico da seleção brasileira de vôlei Bernardinho que, por enquanto, vem mostrando resistência a uma candidatura. 

No final de junho, na Expert 2017, evento realizado pela XP Investimentos, Bernardinho explicou por que trocou o PSDB pelo Novo e ainda destacou: “quando eu conheci o Novo eu me interessei porque eu posso somar o projeto. Uma vez eu ouvi que enfrentar o Brasil [seleção brasileira de vôlei] era mais do que um jogo, era como se estivessem defendendo uma causa. Eu acredito que as pessoas podem fazer isso e eu quero colaborar. Hoje eu não sou candidato a nada, mas eu quero sim participar de alguma forma. Acho que tem muitas pessoas mais capazes do que eu e quero ajudá-las”.

Outra questão é sobre o candidato do partido ao governo de São Paulo. O presidente da Riachuelo, Flávio Rocha, chegou a ser aventado algumas vezes pela imprensa nos últimos meses como o nome da legenda, mas sem nenhuma indicação mais forte sobre o assunto. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.