Antes de assumir, Raquel Dodge trocou procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato

Na tarde de sábado, José Alfredo comunicou a Rodrigo Telles e Fernando Antonio de Alencar que estavam dispensados em 30 dias das funções que exerciam no grupo da Lava Jato, embora ambos tenham manifestado vontade em permanecer

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Antes mesmo de assumir oficialmente o comando da Procuradoria-Geral da República, Raquel Dodge já começou a fazer suas primeiras movimentações como sucessora de Rodrigo Janot no cargo. Em meio às incertezas sobre como será a condução de investigações importantes assumidas pela instituição nos últimos anos, o coordenador do Grupo de Trabalho da Lava Jato da nova gestão, procurador regional da República José Alfredo de Paula Silva dispensou ao menos dois procuradores que trabalhavam com o antecessor da escolhida por Michel Temer (e por 587 dos colegas procuradores, sendo segunda colocada da lista tríplice entregue ao peemedebista).

Na tarde de sábado, José Alfredo comunicou a Rodrigo Telles e Fernando Antonio de Alencar que estavam dispensados em 30 dias das funções que exerciam no grupo da Lava Jato, embora ambos tenham manifestado vontade em permanecer. O grupo formado por Janot era composto de dez procuradores, que o auxiliavam em inquéritos da operação em casos de políticos com foro privilegiado.

Conforme lembra o jornal O Globo, há menos de um mês, a nova comandante da PGR anunciou mudanças na estrutura da Lava Jato. Será criada uma nova secretaria de Função Penal Originária no Supremo Tribunal Federal, que vai abarcar o grupo de trabalho da operação. A nova estrutura será comandada pela procuradora Raquel Branquinho, que já atuou em casos como o “mensalão”. O grupo da Lava Jato, por sua vez, sera capitaneado por dois procuradores experientes em casos como os mensalões petista e mineiro e a Operação Zelotes: Alexandre Espinosa e José Alfredo de Paula.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dodge assumiu o comando da PGR e a presidência do Conselho Nacional do Ministério Público na manhã desta segunda-feira. O termo de possse foi assinado por ela e pelo presidente Michel Temer, em cerimônia da PGR. O ex-procurador-geral, Rodrigo Janot não participou da cerimônia. Em seu discurso de posse, a primeira mulher a comandar a instituição disse que o Ministério Público tem “o dever de cobrar dos que gerenciam o gasto público que o façam de modo honesto, eficiente e probo, ao ponto de restabelecer a confiança das pessoas nas instituições de governança”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.