Alckmin amplia ofensiva contra Doria e “guerra fria” tucana esquenta

Governador avança casas na batalha, com aliados encomendando pesquisas para medir o impacto das viagens do prefeito pelo país sobre sua popularidade na capital paulista

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A guerra fria travada entre Geraldo Alckmin e seu pupilo político João Doria está cada vez mais aberta, com a intensificação da agenda de viagens pelo Brasil por parte do prefeito de São Paulo. Enquanto o prefeito tenta tornar seu nome mais conhecido e entrar na disputa como o candidato oficial “anti-Lula”, o governador se esforça em valorizar a imagem da experiência, em um momento em que a demanda popular por renovação na política joga contra.

Conforme conta a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, Alckmin avançou algumas casas nessa batalha, com aliados encomendando pesquisas para medir o impacto das viagens de Doria pelo país sobre sua popularidade como prefeito. A tese que circula no Palácio dos Bandeirantes é que o possível candidato que se vende como um “gestor” na política pode estar perdendo aprovação entre os paulistanos por estar muito tempo fora da cidade. Do lado de Doria, a luta é para ultrapassar a marca de 20% de intenções de voto, ampliando a pressão sobre seu padrinho político.

E a disputa não se restringe apenas ao tucanato. A disputa entre Doria e Alckmin passa pela conquista do apoio de outros partidos, o que é vital para cacifar uma candidatura em 2018. Isso se torna mais evidente no caso do prefeito, tendo em vista uma recente derrota sofrida dentro do próprio partido, com a decisão de escolher o candidato a presidente já em dezembro. A antecipação dificulta a estratégia do prefeito de se viabilizar como presidenciável da legenda, uma vez que exigiria um movimento mais incisivo, que iria contra as intenções de Alckmin.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além das viagens, as costuras com outras siglas fazem parte dos planos do prefeito. Recentemente, o presidente Michel Temer acenou para ter o tucano como candidato pelo PMDB ao pleito. Da mesma forma, houve aproximações com o DEM e o próprio PRB. Foi a resposta que Doria pôde dar ao seu padrinho no xadrez tucano. Contudo, com a máquina e ampulheta nas mãos, Alckmin tem mais chances de sair vitorioso do confronto. Ainda de acordo com a coluna Painel desta quinta-feira, o governador agora atua para minar o plano B do prefeito, que seria concorrer ao governo do Estado.

A observar quais serão as próximas movimentações de João Doria.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.