Senado aprova fim do foro privilegiado em segundo turno; matéria segue para a Câmara

Relator da proposta, Randolfe Rodrigues, acatou a sugestão de manter a prerrogativa de foro para os presidentes dos Três Poderes

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – O Senado aprovou, por unanimidade, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que acaba com o foro privilegiado por prerrogativa de função, incluindo também integrantes do poder judiciário e do Ministério Público. Como a aprovação foi em segundo turno, a matéria segue agora para a Câmara.

Do texto original, houve apenas uma mudança. Caso aprovada, os congressistas não poderão ser presos antes do trânsito em julgado. Pelo texto aprovado no primeiro turno, poderia haver prisão com condenação em segunda instância.

O relator da proposta, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), acatou a sugestão de manter a prerrogativa de foro para os presidentes dos Três Poderes. Assim, nada muda para os chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que continuariam sendo julgados pelo Supremo Tribunal Federal.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados