Gestão Meirelles na Fazenda começa a ser contestada; governo ensaia aproximação com Armínio Fraga

Em outro flanco, a gestão do peemedebista procura atrair o PSDB para as decisões de governo, evitando assim que ganhem força as especulações sobre alternativas ao comando de Michel Temer

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A pressão sobre o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para que a economia comece a dar sinais claros de recuperação se intensificou nos últimos dias simultaneamente ao agravamento da crise política em Brasília. Os últimos números do PIB (Produto Interno Bruto) e a queda do nível de investimentos provocaram uma onda de queixas ao comandante do “dream team” do mercado, conforme aponta nota da coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

Conta o jornal que existe um clima de frustração no Planalto, que ainda se vê prejudicado pela percepção de desarranjo institucional. Em uma tentativa de atender às pressões e conquistar sobrevida com a coalizão, o governo Michel Temer já anunciou que deverá encaminhar para o Congresso o texto da Reforma da Previdência ainda em dezembro.

Em outro flanco, a gestão do peemedebista procura atrair o PSDB para as decisões de governo, evitando assim que ganhem força as especulações sobre alternativas ao comando de Michel Temer — como recentemente circulou envolvendo o nome do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Continua depois da publicidade

Conforme conta reportagem d’O Globo publicada nesta sexta-feira, há previsão de, nas próximas semanas, uma reunião entre técnicos econômicos do governo com o economista Armínio Fraga — principal nome tucano na área e que chegou a ser sondado para integrar o governo durante o processo de formação da equipe.

O encontro, articulado pelas cúpulas de PMDB e PSDB, tenta animar a economia real, para evitar que a recessão e o desemprego tragam notícias ainda mais desagradáveis. Conta a reportagem que a presença de Fraga se faz vital para os esforços do governo em promover medidas que tenham efeito no curto prazo, sobretudo em um momento em que Meirelles perde forças.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.