Lula entra com processo e pede prisão de Sérgio Moro por “abuso de autoridade”

No pedido, Lula pede a condenação do juiz a dez dias a seis meses de detenção, além de outras sanções civis e administrativas que incluem a suspensão do cargo e sua demissão

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com uma ação penal contra o responsável por julgar a ação penal contra ele na Operação Lava Jato, o juiz Sérgio Moro. Os advogados do petista entraram hoje com uma queixa-crime contra Moro por abuso de autoridade.

No pedido, eles pedem a condenação do juiz a dez dias a seis meses de detenção, além de outras sanções civis e administrativas que incluem a suspensão do cargo e sua demissão. Os advogados citam a condução coercitiva do ex-presidente em março, a busca e apreensão de bens e documentos de Lula e de seus familiares, além da interceptação e divulgação de ligações telefônicas, como motivo para entrar com o processo.

“Após expor todos os fatos que configuram abuso de autoridade, a petição pede que o agente público Sérgio Fernando Moro seja condenado nas penas previstas no artigo 6º da Lei 4.898/65, que pune o abuso de autoridade com detenção de dez dias a seis meses, além de outras sanções civis e administrativas, inclusive a suspensão do cargo e até mesmo a demissão”, afirmam os advogados do ex-presidente em nota.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sérgio Moro é responsável por apenas um dos dois processo que Lula é réu na Lava Jato, que apura a propriedade de um tríplex no Guarujá, atribuída ao petista, bem como melhorias feitas no imóvel e pagas pela empreiteira OAS.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.