Anúncio da S&P fortalece posição de Levy no governo Dilma, ressalta consultoria

Além disso, LCA destaca que anúncio também é um importante argumento junto ao Congresso para a aprovação das medidas fiscais

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Na noite da última segunda-feira (23), a agência de risco Standard & Poor’s reafirmou o rating de crédito da dívida de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil em “BBB-” e o rating de crédito da dívida de longo prazo em moeda local em “BBB+”. A perspectiva é estável. 

E, de acordo com a LCA Consultores, este anúncio da S&P fortalece a posição do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, no governo de Dilma Rousseff, além de ser um importante argumento junto ao Congresso para a aprovação das medidas fiscais.

A consultoria destaca que a  atual classificação brasileira reflete a solidez das instituições políticas e o comprometimento com políticas que garantam a estabilidade econômica. “De fato, o comunicado da S&P destacou as várias correções da política econômica no segundo mandato de Dilma, que não constavam no cenário básico da agência. Foram citados os ajustes na política fiscal e parafiscal, a correção dos preços administrados, o ciclo de aperto monetário e a redução das intervenções do BC no mercado cambial via uma menor oferta de swaps”, avalia a LCA.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A agência, por outro lado, considerou a execução dessas mudanças econômicas como desafiadoras, tendo em vista o cenário de contração da economia e a forte queda da popularidade da presidente, que pode piorar ainda mais com o avanço do desemprego, vendo uma retração econômica de 1% neste ano, enquanto projeta um déciti fiscal de 4,9% este ano, ainda alto, mas abaixo dos 6,3% observados em 2014.

Entre os riscos para cumprir a meta de superávit primário, estão a possibilidade do Congresso diluir as medidas fiscais do ministro Levy e uma contração econômica que reduza a arrecadação de tributos. Quanto às contas externas, apesar de o déficit em conta corrente continuar em elevado patamar, em cerca de 4% do PIB, a alta participação de investimentos estrangeiros diretos no seu financiamento mantém reduzida a necessidade externa de captação de recursos.

Do lado positivo, as investigações de grandes empresas e partidos políticos envolvidos no escândalo da Petrobras foram destacadas como um exemplo de força das instituições políticas do país.

Continua depois da publicidade

“A estabilidade da perspectiva do rating brasileiro reflete a expectativa de apoio da presidente Dilma e do Congresso à atual política econômica. A S&P acredita que o sucesso na execução desta política ajudará a recuperar a credibilidade do governo junto aos investidores”, afirma a LCA.

Quanto ao cenário de médio prazo, a LCA destaca que a S&P espera a retomada do programa de concessões no setor de infraestrutura, com novas bases para atrair o setor privado.

Impacto no câmbio
Conforme destaca a equipe econômica do Bradesco,  diante do cenário externorefletindo em grande medida a reavaliação do mercado acerca dos próximos passos do Fed (que no encontro da semana passada reduziu as projeções para as taxas de juros e sugeriu alguma cautela) e da melhora já observada ontem (favorecida pela manutenção da nota de crédito e do grau de investimento do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poor´s), o real seguirá a tendência de apreciação.

Continua depois da publicidade

“Ainda assim, as incertezas políticas seguirão pesando não só sobre o mercado de câmbio, mas também sobre o mercado de juros futuros. Esse aguarda a divulgação do relatório trimestral de inflação na quinta-feira, lembrando que hoje teremos a divulgação da nota à imprensa do setor externo”, destaca.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.