Governo e políticos vão tentar empurrar a economia para cima e a Operação Lava-Jato para baixo

Há dois movimentos que parecem concatenados: trazer novas medidas econômicas para dar mais velocidade à recuperação do PIB, e ações, como a anistia para o caixa 2, para “estancar“ os estragos que as investigações do petrolão e similares podem fazer no universo dos partidos políticos.

José Marcio Mendonça

Publicidade

Ao comentar a alma portuguesa em “Labirinto da saudade”, o sociólogo Eduardo Lourenço diz: ‘Freud não sabe o que perdeu ao não nos conhecer’. Quem ficaria perplexo e perdido é Maquiavel se tivesse conhecido a política brasileira.

O presidente Michel Temer acredita ter conseguido controlar a mais recente ameaça que seu governo, indiretamente, enfrentava – a crise de violência com a paralisação da Polícia Militar no Espírito Santo que poderia servir de “exemplo” para outros estados, a começar do Rio de Janeiro – e se prepara para atacar duas outras frentes de problemas que o afligem.

O ministro da Defesa, Raul Jungman, à falta de um titular na Justiça e Segurança Pública para assumir o comando do grupo que foi a Vitória tentar debelar a crise, garante que a ordem está restaurada em terras capixabas. Assim, Brasília via em frente.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Numa das frentes, segurança garantida, pretende botar o bloco da economia para andar na rua com maior velocidade do que começou a andar. É quase unânime a opinião, entre os especialistas do governo e fora dele, que o PIB deixou o fundo do poço. Porém, é uma retomada lenta, a opinião é que crescerá 1% este ano, apontando para 2% ou um pouco mais em 2018.

O que é considerado pouco, considerando-se que o poço bateu fundo demais no emprego e na renda dos assalariados. O mundo político no Palácio do Planalto, no Congresso e nos partidos aliados quer mais, pois acha que com a população mais satisfeita será possível fazer esquecer o outro fantasma que assombra suas noites: as cobranças por punições exemplares na Operação Lava-Jato e investigações similares.

Por isso, há pressões sobre a equipe econômica para que adote medidas pontuais para incentivar o consumo – forma de fazer a indústria e o comércio girarem e aumentar mais rapidamente a oferta de emprego. Além de torcer, naturalmente, para o Banco Central continuar bem aberto à redução da taxa básica de juros e nas medidas para diminuir o spread bancário.

Continua depois da publicidade

As pressões sobre o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que tem sido cauteloso em avançar nesta linha, estão fortes e devem crescer.

SEM VERGONHA DE SAIR

DO ARMÁRIO DA ANISTA

Continua depois da publicidade

Na outra frente, que está perdendo a vergonha de sair do armário, arma-se o cerco (ou seria circo?) para tentar “estancar” (expressão do senador Romero Jucá) a Operação Lava-Jato, com medidas como anistia para o caixa 2 e propostas para inibir as ações do Ministério Público, da Polícia Federal e da Justiça, coisas já tentadas ano passado e temporariamente arquivadas.

O movimento ficou claro como se pôde sentir nos últimos dias com episódios como a nomeação de Moreira Franco para um cargo ministerial, a eleição de Eunício de Oliveira e Rodrigo Maia para as presidências do Senado e da Câmara, a indicação de Edison Lobão para comandar a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a indicação do ex-ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para o STF, e a disputa dos partidos políticos para indicar o novo ministro da Justiça entre um deles – ver “Primeiras” da semana passada.

Lobão já deu a senha publicamente, em entrevistas no fim de semana nas quais defendeu abertamente a anistia para o caixa 2 e posicionou-se a favor de mudanças nas regras das delações premiadas, um dos pesadelos dos enrolados na Lava-Jato – ela só seria admitida para pessoas que estivessem soltas. Lobão, como se sabe, não tem voz própria. É meio boneco de ventríloquo dos comandantes do PMDB no Senado, em especial do ex-senador e ex-presidente da República, José Sarney.

Publicidade

Uma dessas ações antiLava-Jato vai passar hoje por um crivo: o ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello deverá julgar uma liminar apresentada por partidos de oposição contestando o cargo de ministro dado a Moreira Franco com direito a foro privilegiado. No momento, por decisão liminar da Justiça Federal, le é ministro, mas sem a proteção do foro. O parecer de Mello é relevante porque, mais do que pelo voto em si, sua argumentação mostrará até que ponto a Suprema Corte está atenta a manobras para confinar as investigações de corrupção pública contra políticos e partidos.

Destaques dos

jornais do dia

Continua depois da publicidade

– “Tesouro arcará com R$ 125 bi de crédito subsidiado dado ao BNDES” (Globo)

– “Comércio fechou 108 mil lojas e cortou 182 mil vagas em 2016” (Estado)

– “Infraero vai criar empresa para gerir 19 aeroporto” (Valor)

Publicidade

– “Em crise, Rio só corta 7% dos cargos comissionados” (Globo)

– “Constituição do RS impede privatização do Banrisul” (Valor)

– “Crise faz saúde ganhar espaço no gasto dos estados” (Valor)

LEITURAS SUGERIDAS

1. Ricardo Noblat – “Prepara-se o fim da Lava-Jato” (diz que entre outras coisas, pode-se votar no Congresso a lei de anistia do caixa 2, acabar com a delação premiada de quem estiver preso…) – Globo

2. Paulo Guedes – “Mudar ou morrer” (diz que o governo Temer ou se lança às reformas ou arde nas chamas da Lava-Jato) – Globo

Destaques dos jornais

do fim de semana

SÁBADO

– “S&P vê mudanças significativas na Petrobras e eleva nota da empresa” (Estado/Globo)

– “MPF denuncia cartel de trem no estado de São Paulo” (Estado)

DOMINGO

– “Crise leva meio milhão de volta ao Bolsa Família” (Globo)

– “Juros da dívida de estados e capitais atinge R$ 77,6 bi em 2016” (Estado)