Próximo ao fim, adesão ao Programa de Regularização Cambial e Tributária ainda é dúvida

A nova legislação é oportuna, desde que ajustados seus termos ainda obscuros.

Equipe InfoMoney

Publicidade

Fernando Zilveti é professor doutor livre-docente em direito tributário pela Faculdade de Direito da USP

Ninguém contesta o comando da regularização cambial e tributária determinada pela Lei 13.254/2016. O que se tem são dúvidas acerca dos procedimentos a serem adotados pelo contribuinte e suas consequências. Isso faz da chamada “lei de repatriação” um diploma inconstitucional, impreciso, confuso e injusto, promovendo grande insegurança jurídica ao cidadão. O STF e o governo devem consertar esse imbróglio antes de 31 de outubro deste ano, prazo final para adesão ao RERCT.Caso contrário, não atingirá a meta de arrecadação prevista pelo Governo.

A também conhecida como “lei de anistia fiscal” promete ao residente fiscal faltoso em suas obrigações tributárias e cambiais o benefício do perdão condicionado ao pagamento de imposto e multa. Tudo estaria bem se o contribuinte soubesse exatamente quanto pagar e como ele será beneficiado com a anistia de seus crimes. Ao não saber claramente quanto deve pagar e se, ao pagar, terá de fato a anistia, o contribuinte se encontra absolutamente desconfortável.Questões como a base para cálculo do tributo (saldo do dia 31/12/2014 x todo o saldo anterior),e quem deve aderir em casos de trust até foram tratadas pela Secretaria da Receita Federal, por meio de Perguntas e Respostas, mas não agradaram os contribuintes e tampouco os juristas. Pior: tais respostas trouxeram mais insegurança, fazendo com que os contribuintes aguardem até os “45 minutos do segundo tempo” para decidir se aderem, ou não, ao programa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O que o fisco quer saber afinal com a lei de regularização cambial e tributária é o verdadeiro patrimônio do residente fiscal brasileiro no exterior. Verdade que já vinha tentando descobrir esse enigma há algum tempo, com leis penais, fiscais e cambiais que, por mais rigorosas que fossem e de fato são, não lograram até então convencer o contribuinte a abandonar a conduta delituosa. Mesmo ciente das graves penas previstas em lei, o contribuinte preferia correr o risco de ser apanhado, num delicado jogo de ocultação patrimonial. Até que veio a transparência fiscal internacional.

A busca pela transparência com o aumento da troca de informações fiscais entre os países é uma realidade mundial na qual o Brasil também faz parte. Além das trocas de informações previstas nos acordos para evitar a dupla tributação, o Brasil passará a trocar informações com os países signatários da Convenção Multilateral sobre Assistência Mútua Administrativa em Matéria Tributária.

Por meio destes instrumentos, os países podem trocar informações, documentos, dados e promover investigações coordenadas acerca do patrimônio de seus contribuintes, respeitado o prazo legal para lançar e cobrar tributos. Ainda sob a perspectiva dos tratados internacionais sobre transparência também é preciso verificar o tempo em que cada país determina a guarda de arquivos por suas respectivas instituições jurídicas e pessoas naturais. Nesse contexto, os agentes de governo podem descobrir o patrimônio de seus contribuintes, revelando a materialidade prevista nas leis penais, tributárias e financeiras.

Continua depois da publicidade

Apontada a materialidade do delito praticado pelo residente fiscal, graças à transparência internacional, ao contribuinte faltoso resta restrita margem de defesa. O RERCT criou uma ficção legal, dando ao contribuinte a oportunidade de revelar a materialidade em 31 de dezembro de 2014, pagar o imposto e multa e, assim, extinguir a punibilidade dos delitos a ele imputáveis pela ocultação patrimonial. A materialidade ficta do RERCT substitui as demais, sempre que o contribuinte atenda rigorosamente aos preceitos da anistia. Daí a oportunidade da legislação de regularização cambial e tributária, desde que ajustados seus termos ainda obscuros.