A economia está se recuperando ou não chegamos ao fundo do poço?

O entrevistado do programa Na Real na TV desta semana é o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Na Real Na TV traz a entrevista hoje com o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, que traz a seguinte questão: a economia brasileira está passando por uma retomada?

Para Vale, é possível fazer essa sinalização, com os indicadores de confiança sinalizando uma recuperação quando se refere a maio e junho, que são os poucos dados que saíram. Ele destaca que é preciso entender que a questão sobre o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Desde o começo do ano passado até o meio deste ano, houve um período de grande incerteza sobre a capacidade do governo da petista de aprovar medidas, o que é essencial para explicar a desaceleração da atividade. O economista ressalta que a indefinição política ainda existe e, enquanto isso, Temer não consegue fazer tudo o que é preciso. 

O economista-chefe ressalta que o governo enfrenta um grande desafio ao tentar barrar a alta de gastos, mas há dois pontos importantes que sinalizam otimismo: a equipe econômica primorosa e o Temer conhece o Congresso e sabe lidar com ele. “Estamos no meio do caminho, mas dá para confiar que as coisas vão andar de uma forma melhor”.  Sobre as concessões que Temer está fazendo e que levam a maior gasto fiscal, ele ressalta que há a questão política e afirma ainda que há um ajuste de curto prazo que passe por benesses, para ter o objetivo final de aprovar as medidas de longo prazo.  

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao falar sobre o câmbio e a forte queda do dólar, Vale ressalta que pode haver uma troca entre a perda dos exportadores e um ganho para o mercado doméstico. 

Assista o programa na íntegra: 

Tópicos relacionados

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.