Joaquim Levy diz na Europa que fica no governo até segunda ordem e que está “navegando”

A campanha do PT e de Lula contra o ministro da Fazenda não arrefeceu, apesar de a presidente Dilma ter dados sinais mais concretos de apoio a seu auxiliar e não ter se entusiasmado ainda com Henrique Meirelles. O PMDB deve engrossar a ladainha antiLevy

José Marcio Mendonça

Publicidade

A brutalidade e a covardia dos ataques terroristas a Paris sexta-feira justificam a cobertura emocional da mídia brasileira e mundial do acontecimento e de seus desdobramentos políticos, na qual faltou uma análise mais profunda de suas inevitáveis conseqüências no campo da economia, no curto e no longo prazo, a ser sentida a partir de hoje, inicialmente no sensível marcado financeiro. 

Longe do palco tragédia, embora chocado e sensibilizado, o Brasil inicia a semana conturbada na diplomacia mundial no mesmo compasso que encerrou a que passou – ou seja, cheia de incerteza, de indefinições.

Na política, o terreno está dominado pelo caso Eduardo Cunha, cujo desfecho ainda vai demorar um tempo. Cunha continua no Congresso, de público e reservadamente, com o respaldo suficiente para levar esta novela para o ano que vem, até pelo menos o fim do recesso parlamentar do fim do ano, em fevereiro. E esta novela condiciona em parte o trabalho do Congresso Nacional.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na seara econômica, o jogo está sendo jogado em dois tempos.

De um lado, o mais substancial, diz respeito ao acerto das contas públicas de 2015 e 2016, ainda pendentes de decisões cruciais do Legislativo a respeito das medidas de ajuste fiscal propostas pelo Ministério da Fazenda. Com a presidente Dilma Rousseff e o ministro Joaquim Levy na Turquia, na reunião do G-20, é improvável que o pacote fiscal ande a passos por depender ainda de negociações com a base aliada.

É o caso da proposta de regularização/repatriação dos capitais ilegais de brasileiros no Exterior. O texto aprovado pela Câmara na semana passada não é o do agrado da Fazenda. Técnicos do ministério temem que da forma que está ele não atraia interessados – e o governo conta com a regularização para arrecadar mais R$ 11 bilhões em 2016.

Continua depois da publicidade

Há a possibilidade de alterá-la no Senado, onde o Palácio do Planalto conta com mais condescendência e também com a nova disposição da oposição de colaborar pontualmente com o governo. Porém, se modificado, o projeto terá de voltar à Câmara – e o tempo está muito curto. O que poderá submeter a presidente à necessidade de novas e desgastantes “conversas” com seus aliados.

A outra medida de Levy com chances de ser aprovada é a da prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU), depois que os oposicionistas concordaram em votar a favor, desde que a alíquota de 30% de liberação dos recursos carimbados proposta pela Fazenda seja reduzida para 25% (a atual, que finda no fim do mês, é de 20%). Ela, contudo, também corre contra o tempo.

Levy: “navegando”

Continua depois da publicidade

Esta semana deve sair da definição o que o governo vai apresentar para completar o que ficar faltando do ajuste fiscal inicial, principalmente a não aprovação do retorno da CPMF, para fechar o Orçamento de 2016 com o superávit primário de 0,7% do PIB. O que vem é aumento de impostos mesmo. E, conforme reafirmaram jornais do fim-de-semana, deverá ser pelo aumento do PIS e da Confins incidentes sobre os combustíveis.

Para completar a questão dos Orçamentos, a equipe econômica deve mandar ainda para o Congresso o pedido de mudança da meta de superávit deste ano, de 0,15% para um déficit de mais de 2%. A oposição também já concordou em votar as mudanças.

Os oposicionistas perceberam que já está elevado o desgaste deles junto à opinião pública por sua posição sistematicamente “do contra”.

Publicidade

No outro lado do campo de jogo da economia, continua na berlinda a permanência de Joaquim Levy à frente do Ministério da Fazenda. Apesar de a presidente Dilma Rousseff estar resistindo às pressões de Lula e do PT para substituir o ministro, e até ter dado uma força a seu auxiliar ao aceitar o não abatimento de R$ 20 bilhões de gastos do PAC na meta de superávit primário de 2016, a campanha pela queda de Levy e a mudança na política econômica não arrefeceu.

Não haverá tréguas esta semana para Levy. O site do PT e outros meios eletrônicos com ligações diretas e indiretas com o partido continuam dando voz aos críticos do ministro e de sua política. As conversas de Lula, segundo alguns de seus interlocutores, seguem no mesmo tom de que o lugar agora deve ser dado a Henrique Meirelles. E Meirelles nos bastidores e nos colóquios que tem não disfarça a candidatura. Tudo isso está minando Levy. Diz o “Valor Econômico” que, se Dilma optar por Meirelles, ele não terá a “carta branca” que deseja. 

Mas o ministro parece disposto a continuar na briga. Ontem, em entrevistas na Turquia, Levy disse que fica no cargo até segunda ordem e que continua “navegando”. Segundo reportagem de “O Estado de S. Paulo”, Levy manteve as críticas veladas que faz a seus críticos e suas propostas: rechaçou que a oferta de crédito pode destravar a economia (o atual mantra de Lula) e acusou as pessoas de “confundirem” o crescimento econômico cogerado pelo boom das commodities com “trabalho forte de botar a casa em ordem”.

Continua depois da publicidade

A campanha contra Levy deve ganhar um reforço de peso amanhã. No Congresso do partido em Brasília, marcado para discutir os rumos da legenda e apresentar emergencial para a economia – “Ponte para o futuro” (também chamado “Programa Temer”), o PMDB vai reforçar suas críticas à política econômica. 

Não haverá ainda o rompimento formal com o PT e sinais abertos de um afastamento do governo, mas só da aprovação do programa, com o respaldo total do comando partidário, já será uma declaração de desquite do PMDB. E os caciques peemedebistas não farão nada para impedir ataques ao governo e propostas de rompimento imediato e total.

Quer receber as principais notícias de política diariamente no seu e-mail? Assine gratuitamente a newsletter do Na Real!

Publicidade

Outros destaques dos

jornais do dia

– “Para analistas, piora da desigualdade no Sudeste [segundo o PNAD] é sinal do que virá pela frente” (Valor)

 – “Governo paga quase o dobro do setor privado” (Valor)

– “Redes de eletrônicos e móveis demitem mais que montadoras” (Estado)

– “Na Cúpula do G-20, Brics apela por mais crescimento” (Globo)

 – “Japão volta à recessão após queda do PIB de 0,2%” (Globo)

– “Governo quer regra flex para fundo de pensão” (Folha)

– “G-20 vê conflito global contra Estado Islâmico” (Valor)

 – “Cunha adia apresentação de defesa ao Conselho de Ética, que pode cassá-lo” (Globo)

LEITURAS SUGERIDAS

    Editorial – “O preço da pilhagem” (diz que a capacidade financeira da Petrobras foi dilapidada por sua transformação em instrumento de governo) – Estadão