Não há mais espaço para fisiologismo no Brasil

Entrevistado desta semana pelo Na Real na TV, o cientista político e professor do Insper Carlos Melo defende a tese de que vivemos um momento de sarneyzação piorada, com uma presidente fraca e lideranças muito menos habilidosas

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O Brasil tem vivido o clássico momento de calmaria que antecede situações de grandes abalos hoje na política. Entrevistado da semana pelo jornalista José Márcio Mendonça no programa Na Real na TV, o cientista político e professor do Insper Carlos Melo, diz que ainda há muita indefinição no ar em Brasília. “Essa situação de água parada é o prenúncio de alguma sacudidela muito maior lá na frente. Talvez seja a calma que antecede os tsunamis”, observou.

Para ele, o cenário de múltiplas dificuldades causados pelos desdobramentos da operação Lava Jato, pelo julgamento das recomendações do TCU sobre as contas do governo, a análise de possíveis fraudes eleitorais cometidas pela chapa Dilma Rousseff-Michel Temer no TSE e a situação econômica contribuem para a construção de um quadro de grande instabilidade. Somando-se a isso, o perfil de uma das protagonistas do jogo certamente contribuiu, na visão de Melo, para o agravamento da situação.

Em uma breve retrospectiva das ações do governo neste ano, o professor lembra de pelo menos três grandes erros de Dilma durante o primeiro semestre: enfrentar Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, ao apoiar o nome do petista Arlindo Chinaglia (PT-SP); acreditar na falta de necessidade de se fazer política para conquistar a aprovação do ajuste fiscal defendido pelo ministro da Fazenda Joaquim Levy; e tentar desestabilizar Levy e Temer em determinado momento, temendo maior vulnerabilidade. “A cada movimento desse, tudo piora”, analisa Melo. Para ele, a presidente peca novamente em sua leitura sobre o impeachment e optando pelo enfrentamento a Cunha. “Ela precisava se preservar. Dilma tem pouca habilidade, faz diagnósticos errados e se acredita invulnerável”, complementa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O entrevistado defende a tese de que vivemos um momento de sarneyzação piorada, com uma presidente fraca e lideranças muito menos habilidosas, apesar de o cenário econômico não ser tão dramático como o da inflação galopante daquele momento. Além de o presidente Sarney dotar de maior experiência no meio do que a petista, os presidentes de Câmara e Senado eram, respectivamente, Ulysses Guimarães e Nelson Carneiro, ao passo que as lideranças governista e da oposição ficavam com as figuras de Fernando Henrique Cardoso e Lula. “Se você olhar para o quadro hoje, dizer que é uma simples sarneyzação é pouco. É uma sarneyzação piorada, porque são atores menos capazes e habilidosos. Eu chego a colocar em dúvida se essa situação é sustentável em três anos. Na política, não basta legitimidade eleitoral. A capacidade de condução do processo político e a governabilidade são tão importantes quanto”, explica.

Para Melo, a presidente precisa reagir o mais breve possível, mas perdeu outra boa oportunidade recentemente, quando houve um movimento de grupos econômicos e da própria imprensa em favor de Dilma. Aquele momento, diz o professor, demandava uma reforma ministerial de alto nível, que apontasse para a economia do ajuste de um lado e a “saída do buraco”, através de amplos programas de concessões e investimentos em infraestrutura, permitindo que os mesmos atores econômicos fizessem o trabalho de pressionar o Congresso. O que foi feito pela presidente teria sido o contrário, com a limitação dos poderes delegados a Temer, que cuidava da articulação política da gestão, e de Levy, em detrimento a um ganho de espaço ainda maior do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. “Quando faz uma reforma, ela o faz de forma exclusivamente fisiológica. O fisiologismo político tem um problema: é útil na medida certa. Alguma dose de graxa para a engrenagem funcionar é necessária. Mas quando isso é demais, a engrenagem começa a girar em falso”, criticou o cientista político. “Ela está investindo em mais do mesmo: mais fisiologia, mais cargos, quando já se chegou ao esgotamento desse processo”. Para ele, a solução para o impasse ainda é uma incógnita.

O programa Na Real na TV vai ao ar toda terça-feira, às 14h, no portal InfoMoney. Assista a entrevista na íntegra:

Continua depois da publicidade

Quer receber as principais notícias de política diariamente no seu e-mail? Assine gratuitamente a newsletter do Na Real!

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.