O Brasil não enfrenta uma crise, mas sim um ajuste recessivo

A próxima crise econômica brasileira, muito provavelmente, será cambial e ainda não começou. Ela potencialmente será detonada no momento em que os fluxos de capitais internacionais inverterem de sentido

Equipe InfoMoney

Publicidade

Colunista convidado: Rogério Mori, professor da Escola de Economia da FGV

Recorrentemente os economistas, a mídia e a classe política têm se referido ao momento atual como uma crise econômica. Na verdade, a economia brasileira não atravessa uma crise econômica típica de economia emergente no momento. O que o País enfrenta, de fato, são os reflexos de um ajuste recessivo promovido pelo governo, orientado por uma política monetária contracionista e por um ajuste das contas públicas.

Nesse sentido, vale lembrar que as crises típicas de economias emergentes (como é o caso da economia brasileira) são cambiais, bancárias ou de dívida pública (interna e/ou externa). O que ocorre na economia brasileira no momento não se enquadra em nenhum dos casos mencionados.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sob essa perspectiva, o que vivenciamos atualmente na nossa economia decorre da inversão da política econômica a partir de janeiro deste ano face a falência da estratégia adotada durante o período 2014-2015. Naquele período, o governo, com vistas a manter a demanda aquecida e evitar a recessão, optou por dar uma sobrevida aos estímulos ao crédito para as famílias, conjugada a diversos incentivos fiscais.

Esse processo foi associado a um ciclo de redução da taxa de juros, iniciado em 2011, irreal face ao quadro inflacionário que já se desenhava no País. Mesmo com a alta da inflação, já delineada em 2012, o governo decidiu não apenas manter suas apostas, mas aprofundá-la, concedendo descontos na energia elétrica e isenções fiscais adicionais em impostos indiretos visando segurar a inflação.

Por trás desse programa, estava uma grande aposta do governo que era a retomada dos investimentos produtivos no País em bases mais elevadas, o que não acabou ocorrendo.

Continua depois da publicidade

O resultado desse processo ficou mais evidente para a sociedade e para o governo em 2014, com a aceleração da inflação, decorrente de um ciclo de afrouxamento de política monetária exagerado anteriormente, e contas públicas totalmente desajustadas.

Em razão disso, antevendo um desastre maior, o governo optou por um ajuste na economia, abandonando sua aposta original e focando de forma mais clara no controle da inflação, e em um ajuste das contas públicas. Ambos os processos, reconhecidamente, são recessivos, uma vez que a alta da taxa de juros desacelera o consumo das famílias e os investimentos privados e o ajuste fiscal implica aumentos de impostos, que retiram renda disponível das famílias, e corte de gastos, que implicam redução da demanda do setor público na economia.

Nesse sentido, o que o Brasil enfrenta no momento é uma recessão decorrente de um ajuste recessivo promovido por conta de uma inversão da estratégia de política econômica.

A próxima crise econômica brasileira, muito provavelmente, será cambial e ainda não começou. Ela potencialmente será detonada no momento em que os fluxos de capitais internacionais inverterem de sentido e começarem a sair maciçamente do Brasil. Nesse sentido, um aperto da política monetária norte-americana, que já está no horizonte, pode ser o elemento detonador desse processo.