BC triplica intervenção no câmbio para tentar conter disparada do dólar

Diante da valorização desenfreada do dólar, Banco Central muda de estratégia e decide elevar oferta de swaps cambiais

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Não teve jeito. O Banco Central tentou ser mais cauteloso, mudou sua forma de intervenção no câmbio, surpreendeu os investidores com uma manutenção da Selic, mas nada conseguiu segurar o ímpeto do dólar, que apenas nesta semana disparou 3,8% e chegou a encostar na marca de R$ 3,80. Nesta sexta-feira (18) o BC informou que irá triplicar sua oferta de swaps a partir de segunda-feira (21).

Portanto, agora serão ofertados 15 mil contratos de swap cambial em leilão às 9h30 (horário de Brasília) – até hoje eram 5 mil contratos diários. Além disso, o BC dará continuidade à rolagem dos 4.225 contratos que vencem em junho. Neste pregão o mercado já aguardava uma mudança na atuação diante da desenfreada valorização do dólar nos últimos dias.

Especialistas, porém, destacam que a intenção da autoridade monetária em sua atuação é reduzir a volatilidade, ou seja, o movimento muito forte de alta do dólar. Em outras palavras, o novo patamar do câmbio veio para ficar e o BC não vai lutar para fazer a moeda cair, mas sim para controlar um avanço rápido e forte como tem ocorrido.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em seu comunicado, a autoridade monetária ressaltou ainda que “os montantes das ofertas adicionais de swap poderão ser revistos e se reserva o direito de realizar atuações discricionárias, caso seja necessário”. O BC também explicou que sua atuação no mercado cambial é separada de sua política monetária.

“O Banco Central reitera que eventuais impactos de choques externos sobre a política monetária são delimitados por seus efeitos secundários sobre a inflação (ou seja, pela propagação a preços da economia não diretamente afetados pelo choque). Esses efeitos tendem a ser mitigados pelo grau de ociosidade na economia e pelas expectativas e projeções de inflação ancoradas nas metas. Não há, portanto, relação mecânica entre o cenário externo e a política monetária”, diz a nota do BC.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.