Dólar sobe pelo 3º dia seguido com retomada da aversão a risco nos mercados globais

"Há medo de que a economia mundial volte a atravessar um período de fraqueza prolongado, o que faz o mercado se proteger no dólar", disse o diretor de câmbio do Banco Paulista, Tarcísio Rodrigues

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar avançava frente ao real nesta quinta-feira, pelo terceiro dia seguido, reagindo ao ambiente de aversão a risco nos mercados globais diante de persistentes preocupações com a saúde da economia global e nova queda dos preços do petróleo.

Às 10:43, o dólar avançava 0,42 por cento, a 3,9520 reais na venda, após subir 0,65 por cento na véspera.

“Há medo de que a economia mundial volte a atravessar um período de fraqueza prolongado, o que faz o mercado se proteger no dólar”, disse o diretor de câmbio do Banco Paulista, Tarcísio Rodrigues.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele citou ainda a queda dos preços do petróleo nesta sessão, em meio à sobreoferta global e expectativas de fraqueza na demanda devido à desaceleração da economia mundial. O óleo vem oscilando próximo das mínimas em 12 anos nas últimas semanas, reduzindo a demanda por moedas ligadas a commodities, como o real.

A chair do Federal Reserve, Janet Yellen, citou na véspera as turbulências financeiras e as incertezas sobre a China, mas afirmou que o banco central norte-americano não deve reverter o ciclo de aperto monetário que iniciou em dezembro. Yellen falará ao Senado nesta tarde e investidores buscarão em seu discurso mais pistas sobre os próximos passos dos juros nos EUA.

No cenário local, investidores continuavam preocupados com as perspectivas para a economia brasileira e a política fiscal. O governo pode anunciar o contingenciamento do Orçamento na sexta-feira e investidores temem que o corte possa ficar abaixo do esperado, em meio à profunda recessão econômica.

Continua depois da publicidade

“Investidores seguem céticos com relação ao ajuste necessário, e as propostas em discussão não parecem gerar maior confiança”, escreveram analistas da corretora Guide Investimentos em nota a clientes.

O Banco Central retomará nesta manhã a rolagem dos swaps cambiais que vencem em março, que equivalem a 10,118 bilhões de dólares, após não realizar leilões na véspera. A autoridade monetária ofertará até 11,9 mil contratos, correspondentes a venda futura de dólares.

Leia também:

Continua depois da publicidade

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa