Após chegar a subir 1%, dólar fecha estável com fala de ministros

Na máxima do dia, o dólar foi negociado a 3,1341 reais. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro no mercado à vista ficou em torno de 703 milhões de dólares

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar fechou em ligeira alta nesta segunda-feira, com a defesa do ajuste fiscal pelos ministros da Fazenda e da Casa Civil afastando a divisa das máximas da sessão.

A moeda norte-americana teve variação positiva de 0,09 por cento, a 3,0979 reais na venda, em um dia marcado por baixo volume, com importantes praças financeiras globais fechadas por feriado.

Na máxima do dia, o dólar foi negociado a 3,1341 reais. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro no mercado à vista ficou em torno de 703 milhões de dólares.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na sexta-feira, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou corte de 69,9 bilhões de reais nos gastos do governo em 2015. Um dos mentores da disciplina fiscal no Brasil, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não compareceu à entrevista, alimentando especulações sobre possíveis discordâncias dentro do governo.

“O mercado não trabalha com a hipótese de o Levy sair do governo, mas há indícios de que houve uma briga interna”, afirmou o superintendente de câmbio da corretora Intercam, Jaime Ferreira.

No entanto, entrevista coletiva nesta segunda-feira no fim da manhã de Levy e do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, atenuou os ânimos de investidores. Os dois defenderam o ajuste fiscal e prometeram intensificar os esforços para aprovar as medidas de reequilíbrio das contas públicas no Congresso.

Continua depois da publicidade

“Toda vez que há alguma dúvida sobre o comprometimento com o ajuste fiscal, o governo faz questão de defender as medidas de ajuste em público. Pelo menos sabemos que ele não desistiu”, disse o operador de uma corretora internacional, sob condição de anonimato.

A pressão cambial vista na sessão refletiu também expectativas de que os juros comecem a subir ainda neste ano nos Estados Unidos, o que poderia atrair para a maior economia do mundo recursos atualmente aplicados no Brasil. Na sessão passada, dados mostrando aceleração do núcleo da inflação ao consumidor norte-americano e discurso da chair do Fed, Janet Yellen, reforçaram essas apostas.

Nesta manhã, o BC brasileiro vendeu a oferta total de swaps para rolagem dos contratos que vencem em junho. O BC já rolou o equivalente a 6,301 bilhões de dólares, ou cerca de 65 por cento do lote total, que corresponde a 9,656 bilhões de dólares.