Preso lavando dinheiro de drogas, vice-diretor da Bitcoin Foundation renuncia

Ele tentava vender o dinheiro para usuários no mercado negro da moeda virtual pelo site Silk Road, que foi desativado em setembro por autoridades norte-americanas

Felipe Moreno

bitcoin

Publicidade

SÃO PAULO – Preso nesta segunda-feira (27) por lavagem de dinheiro com origem no tráfico de drogas online, Charlie Shrem, renunciou ao cargo de vice-presidente da Bitcoin Foundation – instituição que deveria zelar pela integridade virtual da moeda que leva seu nome. Shrem era também diretor da BitInstant, empresa de câmbio de bitcoins. 

A fundação coordenava o protocolo da moeda virtual e conta com grande credibilidade – e o mais próximo de um “Banco Central” que o bitcoin poderia ter, embora não possa emitir moeda sem discriminação. Shrem foi preso junto com Robert Faiella, após os dois tentarem trocar US$ 1 milhão em dinheiro para bitcoins. 

Eles tentavam vender o dinheiro para usuários no mercado negro da moeda virtual pelo site Silk Road, que foi desativado em setembro por autoridades norte-americanas. Segundo o documento de acusação, Shrem trocou dinheiro em bitcoins com Faiella, que entrou no mercado negro sob o nome de BTCKing.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A denúncia diz que Shrem, além de saber dos negócios feitos por Faiella, também fazia parte do Silk Road, usando o site para comprar drogas, incluindo brownies de maconha. “Uau, Silk Road realmente funciona”, teria dito Shrem a um conhecido pelo bate-papo de um site.

“Quando bitcoins, assim como qualquer moeda tradicional, são lavados e usados para abastecer a atividade criminal, nós não temos escolha a não ser aplicar a lei”, afirmou Preet Bharara, procurador dos EUA em Manhattan, em um e-mail enviado à imprensa nesta segunda. “Vamos perseguir agressivamente aqueles que cooptarem novas formas de moeda para fins ilícitos”. Bahara afirmou que os promotores não estão indo atrás de bitcoins, mas sim se qualquer moeda, sendo que o problema é a forma como elas são utilizadas.

Segundo as autoridades norte-americanas, Shrem foi preso no domingo enquanto tentava embarcar no aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York. Já Faiella foi apreendido nesta segunda em sua residência em Cape Coral, na Flórida.

Tópicos relacionados