Por que o Bitcoin está caindo? Criptomoedas perdem US$ 100 bilhões de valor com Coreia do Sul

Todas as principais moedas digitais do mundo registram queda com rumores de que a Coreia irá banir negociação nas exchanges

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – As principais criptomoedas do mundo registram uma quinta-feira (11) de forte queda após a notícia de que a Coreia do Sul pode estar se preparando para proibir a negociação de moedas digitais no país. O bitcoin chegou a ter queda de cerca de 14%, assim como o ethereum e o Ripple, que caíram mais de 10%. Apesar disso, o mercado passou a ver um alívio no fim da manhã.

O ministro da Justiça sul-coreano, Park Sang-ki, disse hoje que o ministério “está basicamente preparando um projeto de lei para proibir a troca de criptomoedas através de exchanges”. Logo após a notícia, mais de US$ 106 bilhões de valor foram “apagados” do mercado de moedas digitais.

A Coreia do Sul é um dos principais mercados comerciais de criptomoedas, representando entre 6% e 12% do comércio de bitcoin, de acordo com o site CryptoCompare. Para o ethereum esse valor é maior, em torno de 14%. Já no caso do Ripple, a compra da moeda usando o won sul-coreano pode chegar a 33%, dependendo do dia.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O governo coreano não deu maiores detalhes sobre estas novas leis, mas, segundo a Reuters, a proibição proposta na negociação de moedas digitais foi anunciada após “discussão suficiente” com outras agências governamentais, incluindo o Ministério das Finanças e os reguladores de mercado.

Muitas das principais criptomoedas na Coreia do Sul têm sido negociadas com prêmio em relação à outros mercados, ou seja, com preços maiores. Essa questão levou ainda o site CoinMarketCap – um dos mais usados na comparação de preços – a retirar de sua base da cálculo os preços de criptomoedas no país, citando uma “extrema divergência nos preços do resto do mundo”.

A questão dos reguladores tem aumentado a tensão no mercado de criptomoedas. De acordo com a Reuters, o Comitê Bancário do Senado dos EUA realizará uma audiência no próximo mês com a Commodity Futures Trading Commission e a SEC (Securities and Exchange Commission), para tratar do tema das moedas digitais.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.