Mineradores saem da China por campanha do governo contra bitcoin

A Bitmain, que dirige dois dos maiores coletivos de mineração de bitcoin, abrirá sedes regionais em Cingapura e tem operações de mineração nos EUA e no Canadá

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — Como a China está ampliando suas medidas contra as moedas criptografadas para abranger mineradores de bitcoin, alguns dos maiores participantes do setor já estão deslocando operações para o exterior.

A Bitmain, que dirige dois dos maiores coletivos de mineração de bitcoin, abrirá sedes regionais em Cingapura e tem operações de mineração nos EUA e no Canadá, disse Wu Jihan, cofundador da empresa. A BTC.Top, o terceiro maior conjunto minerador, abrirá instalações no Canadá, e a ViaBTC, a quarta colocada, tem operações na Islândia e nos EUA, disseram seus fundadores.

As medidas destacam como o papel dominante que a China jogava no mundo das moedas criptografadas está diminuindo à medida que as autoridades tomam medidas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Após proibirem as ofertas iniciais de moedas (ICO, na sigla em inglês) e pedirem às bolsas locais que parassem o trading de moedas virtuais no ano passado, as autoridades chinesas esboçaram novas propostas nesta semana para desencorajar a mineração de bitcoin, um processo informático que possibilita as transações com a moeda criptografada. Os funcionários planejam limitar o uso de eletricidade do setor e pediram às autoridades locais que orientassem os mineradores para saírem “ordenadamente” do negócio, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

Alternativas

É pouco provável que as medidas tenham um efeito perceptível sobre a velocidade das transações de bitcoin, mas elas poderiam transformar o setor de mineração de moedas criptografadas. Até recentemente, muitos mineradores iam à China pela eletricidade barata, pelas fábricas locais de chips e pela mão de obra barata do país. Agora, eles estão procurando alternativas.

Continua depois da publicidade

“Escolhemos o Canadá pelo custo relativamente barato e pela estabilidade do país e das suas políticas”, disse Jiang Zhuoer, fundador da BTC.Top, em entrevista. Ele também considerou locais no Irã e na Rússia.

A Bloomberg News informou sobre as restrições à mineração de bitcoin planejadas pelo governo chinês na quarta-feira. O Banco Popular da China não deu retorno a pedidos de comentários enviados por fax.

Versão em português: Patricia Xavier em Sao Paulo, pbernardino1@bloomberg.net.

Continua depois da publicidade

To contact Bloomberg News staff for this story: Steven Yang em Beijing, kyang74@bloomberg.net.

Para entrar em contato com os editores responsáveis: Jessica Zhou, jzhou75@bloomberg.net, Michael Patterson, Sam Mamudi

©2018 Bloomberg L.P.