Bitcoin da Venezuela: Maduro anuncia a criação da moeda digital estatal “El Petro”

"A Venezuela vai criar uma criptomoeda, ‘El Petro’, para avançar em matéria de soberania monetária, fazer transações financeiras e vencer o bloqueio financeiro", disse o presidente

Rodrigo Tolotti

Nicolás Maduro governa a Venezuela desde 2013, após a morte de Hugo Chávez (Foto: Reprodução)

Publicidade

SÃO PAULO – Enquanto vê a população aderir cada vez mais ao bitcoin para fugir da profunda crise econômica pela qual a Venezuela passa, o presidente Nicolás Maduro anunciou na tarde de domingo (3) que o governo irá criar uma moeda virtual própria do país, chamada de “El Petro”.

“A Venezuela vai criar uma criptomoeda, ‘El Petro’, para avançar em matéria de soberania monetária, fazer transações financeiras e vencer o bloqueio financeiro”, informou Maduro em discurso. Com isso, o presidente tenta driblar as sanções financeiras que a Venezuela sofre de países como os Estados Unidos.

A moeda, disse Maduro, será respaldada nas reservas venezuelanas de ouro, petróleo, gás e diamante. Apesar disso, ele não explicou os detalhes de como esse arranjo funcionará nem quando a moeda passará a circular. O presidente ainda afirmou que a criptomoeda se diferenciará do bitcoin em pelo menos dois aspectos: o fato de ser controlada e emitida por um país e também ser atrelada a bens físicos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O uso de criptomoedas na Venezuela tem crescido bastante enquanto a população tenta proteger suas finanças dos efeitos da hiperinflação, além de escapar da escassez de notas.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.