Conclusão do acordo com UE depende de oferta do bloco europeu, diz ministro

Avanço do acordo depende da oferta de acesso da UE para produtos como carne bovina, açúcar e etanol

Datagro

Publicidade

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, disse nesta quinta-feira (20), em Mendoza, na Argentina, que a conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia depende da apresentação “tempestiva” do bloco europeu da sua oferta de acesso a mercados, sobretudo dos produtos chamados ‘supersensíveis’ e de interesse central exportador para o Mercosul. Pereira representou o governo brasileiro na 50ª Reunião Ordinária do Conselho de Mercado Comum.

O ministro tem afirmado no último ano que o Mercosul tem todo interesse em concluir as bases políticas do acordo até o fim de 2017, porém, isto depende da oferta de acesso da UE para produtos como carne bovina, açúcar e etanol. 

“O Acordo de Associação Mercosul-União Europeia é emblemático dessa nova prioridade e dessa nova postura de nosso bloco. A data de conclusão do acordo, sugerido pela parte europeia para o final deste ano, é viável, mas dependerá da capacidade de a Comissão Europeia apresentar tempestivamente e negociar sua oferta de acesso a mercados, sobretudo dos produtos chamados “supersensíveis” e de interesse central exportador para o Mercosul”, disse Pereira. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.