Especialistas do setor rural defendem investimento estrangeiro em terras no agronegócio

Projeto de Lei está pronto para ser votado na Câmara dos Deputados

Datagro

Publicidade

Especialistas do setor rural entre autoridades, dirigentes e acadêmicos, reunidos em evento em Campinas (SP) na última quinta-feira (06) afirmaram ser favoráveis ao investimento estrangeiro em ativos do agronegócio brasileiro, como, por exemplo, terras. Projeto de Lei do executivo sobre o tema está pronto para ser votado na Câmara dos Deputados.

Representantes do setor agrícola se mostram favoráveis a compra de terras por estrangeiros (Foto: Nelore Grendene)

O ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Abramilho, Alysson Paolinelli, disse que é preciso estimular o investimento internacional no agronegócio brasileiro, mas o Estado, obviamente, precisará regular.

O professor da FEA-USP de Ribeirão Preto, Marcos Fava Neves, afirmou não ver nenhum problema – do investimento estrangeiro em terras – desde que gere valor do ponto de vista econômico e social para o Brasil. “Não há melhor investimento no mundo do que produzir comida em nosso País”. Segundo Fava Neves, indo além da questão da terras, a China, vai investir cada vez mais na compra de empresas de insumos e tradings agrícolas no País.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Presente ao evento, o secretário da Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim, também afirmou ser favorável à compra de terras por estrangeiros. No entanto, o secretário alertou para o fato de que o controle majoritário de terras por estrangeiros poderá levar à verticalização de algumas cadeias produtivas, e isso exigirá mudanças, por exemplo, na legislação de índices de produtividade.

Isso porque, de acordo com a análise de Jardim, caso uma empresa internacional, detentora de grandes áreas de terras, decida diminuir a produção de soja, por exemplo, devido à queda dos preços internacionais, esta decisão irá de encontro à regra de índices de produtividade. “Isso vai nos exigir à criação de novas regras, que deem equilíbrio a esta questão.”