Conheça o carro elétrico que promete ser a “resposta definitiva” contra problemas ambientais

Veículo produzido pela Nissan tem apenas dois modelos no mundo, e um deles está no Brasil

Fernando Ladeira

Publicidade

Que os veículos elétricos são o futuro do mercado automobilístico parece não haver dúvida, mas essa tecnologia ainda não é comercialmente viável para ser adotada amplamente. Isso acontece principalmente por conta de questões referentes à origem da energia elétrica para abastecer esses veículos e a infraestrutura necessária para suportar essa nova modalidade. Mas esse cenário caminha para uma importante mudança nos próximos anos, com muitos especialistas apostando no avanço dos carros elétricos abastecidos a etanol.

A montadora japonesa Nissan desenvolveu o primeiro veículo no mundo em que se produz hidrogênio por meio do etanol, abastecendo a bateria de carros elétricos. “A combinação de etanol com essa tecnologia automotiva é a resposta definitiva, que mata, no mínimo, as preocupações ligadas a combustível, mobilidade e meio-ambiente”, afirmou Plinio Nastari, presidente da DATAGRO, durante a abertura da 16ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol.

Atualmente há apenas dois modelos desse veículo no mundo, e um deles está em exposição no evento que acontece em São Paulo nesta segunda-feira. Conhecido como e-Bio Fuel Cell, o veículo percorre mais de 20 km por litro. Como a capacidade é de 30 litros, o automóvel tem autonomia de 600 km com apenas um galão.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por ser um veículo elétrico, também conta com o benefício de uma poluição sonora significativamente reduzida.

De acordo com o presidente da DATAGRO, esse é um importante avanço no setor, principalmente no Brasil, onde o problema de infraestrutura para os veículos elétricos pode ser solucionado com o desenvolvimento dessa tecnologia, uma vez que o país conta com uma rede com mais de 35 mil postos distribuindo etanol.

Carro elétrico Nissan

Tendência mundial

Continua depois da publicidade

Esse é o primeiro modelo desse tipo no mundo, mas a tendência é que outras montadoras busquem tecnologias semelhantes. Nesse mês, o Conselho Federal da Alemanha aprovou uma resolução para banir a produção de carros movidos a gasolina até 2030. Essa decisão não possui efeito legislativo, mas abre caminho para uma medida definitiva nesse e em outros governos.

“A Alemanha tem uma certa liderança na questão ambiental, então provavelmente se sancionado na Alemanha pode ser que isso venha a ser sancionado em outros países”, explica Henry Joseph Jr., vice-presidente da Anfavea, durante a 16ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol.