Governo prorroga alíquota zero para importação de milho e feijão

Redução da alíquota de 10% para zero é válida para todos os países; produtos têm oferta insuficiente para atender demanda interna

Datagro

Publicidade

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu prorrogar por três meses a redução de 10% para zero por cento da alíquota de importação do feijão por mais três meses. A medida vale para todos os países, exceto os do Mercosul, onde ela já não é cobrada. 

Isenção nas tarifas de importação tem o objetivo de garantir o abastecimento dos produtos no mercado interno

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, a Camex também renovou por mais três meses a redução de 8% para zero por cento da tarifa de importação de milho de terceiros países (fora do Mercosul). 

De acordo com Odilson Ribeiro, secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério,  as medidas da Camex visam a garantir o abastecimento dos dois produtos no mercado interno.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No caso do feijão, o aumento da oferta é necessário para ampliar a disponibilidade interna do produto, cuja safra foi comprometida pelas adversidades climáticas do primeiro semestre deste ano. Isso trouxe impacto nos preços ao consumidor. Não há limite para importação do produto.
 
O milho também tem oferta insuficiente para atender a demanda interna. Por isso, precisa ser complementado com importações em razão da comercialização antecipada da safra para outros mercados. O limite de importação é de 1 milhão de toneladas.