Governo anuncia R$ 30 bilhões para Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/17

Oferta de crédito para agricultura familiar do país será 3,8% maior que na safra anterior

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/17 prevê 30 bilhões de reais em crédito para os pequenos agricultores, aumento de 3,8 por cento ante o valor ofertado no ano anterior, segundo documento do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgado pouco antes do lançamento do programa, nesta terça-feira.

Para o plano 2015/16, o governo federal havia anunciado 28,9 bilhões em crédito.

Contudo, o governo destacou em comunicado à imprensa nesta terça que a safra atual (15/16), que vai até junho, deve fechar com 22 bilhões de reais em recursos contratados.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o ministério, o montante ofertado para a próxima safra vai ao encontro das solicitações de movimentos sociais e representa um recorde no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Produtores de itens “agroecológicos” e de produtos que integram a cesta básica de alimentos, cuja variação impacta a inflação, terão acesso a juros de 2,5 por cento ao ano, ante taxa de 5,5 por cento na safra ainda vigente.

O governo destacou ainda que para assentados da reforma agrária e para o grupo B do Pronaf os juros serão de 0,5 a 1,5 por cento ao ano. Para as demais operações, os juros serão de até 5,5 por cento ao ano, mesmo teto anunciado para a safra 2015/16.

Continua depois da publicidade

Diferentemente do que acontece normalmente, a divulgação do Plano Safra da Agricultura Familiar está sendo realizada este ano antes do Plano Safra empresarial, previsto para quarta-feira.