Fazenda experimental mostra consórcio entre café e pecuária

Propriedade experimental terá como foco disseminar conhecimento sobre boas práticas agrícolas

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – Mostrar a viabilidade econômica da combinação entre o plantio de café com a atividade pecuária é um dos destaques de um modelo de fazenda experimental sustentável que será apresentado na Femagri 2016. Organizada pela Cooxupé, a feira de tecnologia agrícola para a cafeicultura começou na terça (15) e vai até sexta (18), em Guaxupé (MG).

Além de destacar um novo formato de negócios consorciado entre café e pecuária e expor novidades relacionadas a diferentes sistemas de plantio, a propriedade experimental terá como foco disseminar conhecimento sobre boas práticas agrícolas, como, por exemplo, técnicas de manejo integrado de pragas e doenças por meio do uso mais racional de agroquímicos na produção, bem como recomendações acerca do armazenamento correto e seguro de fertilizantes e defensivos agrícolas.

Dados do Conselho Nacional do Café (CNC) revelam que o parque cafeeiro brasileiro é responsável anualmente pela oferta de mais de 20 milhões de sacas de café considerados sustentáveis. Montada em uma área de dois mil m², a fazenda experimental terá também como atração painéis didáticos, que por meio de mapas, tabelas e recursos tecnológicos, passarão conceitos básicos sobre clima, distribuição das chuvas, temperaturas e armazenamento de água no solo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Fica mais fácil para o produtor entender o comportamento das condições meteorológicas quando ele consegue enxergar onde ele se encontra e o que está acontecendo no seu entorno”, adianta Éder Ribeiro dos Santos, coordenador do setor de geoprocessamento da Cooxupé, que acrescenta: “assim o cafeicultor poderá entender o comportamento do tempo e o seu impacto em cada uma das fases de desenvolvimento do cafeeiro”. A propósito, segundo Ribeiro dos Santos, neste ano, apesar das temperaturas estarem ligeiramente acima da média nos meses de janeiro e fevereiro, as condições climáticas estão satisfatórias para o desenvolvimento das plantas.