Ibovespa acima dos 100 mil pontos? Sim, é possível, afirma BTG Pactual

Apesar do rali de 107% em reais e de 167% em dólares ter sido significativo e rápido e de haver vários riscos no radar, o benchmark da bolsa brasileira pode ter espaço para subir ainda mais, avaliam 

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Renovando máximas históricas, chegou a hora de dizer que o Ibovespa subiu demais? Para os estrategistas do BTG Pactual Carlos Sequeira e Bernardo Teixeira, talvez sim.

Contudo, apesar do rali de 107% em reais e de 167% em dólares ter sido significativo e rápido e de haver vários riscos no radar, o benchmark da bolsa brasileira pode ter espaço para subir ainda mais, avaliam. 

Sequeira e Teixeira apontam que, excluindo Petrobras (PETR3;PETR4) e a Vale (VALE3;VALE5), o Ibovespa está negociando a 14,1 vezes a relação preço sobre lucro prevista para doze meses, o que significa um desvio-padrão acima da média histórica, ou seja, dois pontos percentuais acima da média.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

E é neste ponto que muitos investidores ficam em alerta, ao acreditar que esse seria um cenário de teto para a bolsa brasileira. “Isso é verdade. Contudo, a grande diferença agora é que os juros caíram tanto – com a Selic passando de 14,25% em outubro de 2016 para 8,25% atualmente e com previsão de atingir 7% no fim deste ano, segundo o Focus –  que o prêmio para se investir em ações segue em nível interessante (de 4% versus 2% da média histórica)”, apontam os analistas. Assim, para ver o prêmio convergindo para níveis históricos, o benchmark da bolsa teria que andar pelo menos mais 38%. 

Desta forma, os estrategistas fizeram simulações usando o modelo de crescimento de Gordon, em que considera o fluxo de caixa perpétuo, para traçar o múltiplo do P/E em função do ROE (Retorno sobre o Patrimônio), custo de capital e crescimento esperado. OIhando para os números, os estrategistas apontam que, se os juros reais ficarem mais baixos daqui pra frente, ROEs se recuperando e inflação se mantendo nos níveis atuais, ainda há bastante espaço pra bolsa subir. 

No quadro abaixo, estão listados os cenários apontados pelo BTG. No cenário 5, com um ROE de 16%, um custo de capital próprio de 9% e juros reais a 3%, a bolsa poderia chegar a 113.868 pontos – ou um potencial de valorização de 47,8% em relação ao fechamento da última sexta-feira (13).

Continua depois da publicidade

Vale destacar a diferença entre o ROE e o custo de capital, chamado pelos  fundamentalistas de “Ke”. O ROE maior que o Ke mostra que o  retorno que as empresas entregam em relação ao capital aplicado pelos sócios é maior que o custo para captar esse dinheiro, o que mostra um bom indicador de criação de valor para o mercado. Por outro lado, em um cenário de Ke de 12% e ROE a 13%, além de juros reais a 4%, o Ibovespa poderia chegar a 49.688 pontos, ou uma queda de 49.668 pontos em relação ao fechamento da sexta. No cenário intermediário, a bolsa chegaria aos 88.492 pontos, com uma valorização de 14,8%. 

O cenário mais positivo se baseia se as reformas-chave serão aprovadas, endereçando a complicada questão fiscal, tornando as taxas de juro real mais baixas ao longo do tempo, além da eleição de um candidato pró-mercado no pleito de 2018.  “Discutir taxas de juros reais de cerca de 3% durante um longo período de tempo pode ser um pouco
prematuro dadas a situação fiscal atual do país e a necessidade de uma aplicação difícil
reforma da Previdência. Mas, se ela for aprovada, acreditamos que esse cenário pode acontecer”, apontam os estrategistas. 

Confira as estimativas no quadro abaixo: 

Longo prazo

O BTG Pactual também traçou outra simulação com duas etapas de precificação, mas sem alterar significativamente a perspectiva. Basicamente, na primeira etapa, usam-se parâmetros mais próximos da situação atual e na segunda etapa, pressupostos de longo prazo para as variáveis principais. As duas etapas seriam então ponderadas e combinadas.

Nesta simulação, os estrategistas traçam dois cenários, os mais otimistas, com aprovação de reformas, levando a ROE de 15%, crescimento de 6,5% (crescimento real de 3%) e Ke de 9,5%. Com esses pressupostos, o preço sobre lucro é de 18 vezes, indicando um alvo de 98.000 pontos (ou potencial de valorização de 27%). No cenário “super-otimista”, com ROE de 16%, crescimento de 6% (3% de crescimento real) e Ke de 9%, a relação preço sobre lucro chegaria a 19,7 vezes, indicando um alvo de 108.000 pontos (ou potencial de valorização de 40%). Ou seja, o alvo seria um pouco menor, mas sem mudanças tão significativas em relação ao primeiro cenário, com o Ibovespa seguindo acima dos 100 mil pontos. 

Confira abaixo os dois cenários do BTG:

 

 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.