Mais quedas? Mercado está vendo um novo cenário que não é tão bom quanto todos pensavam, diz analista

Queda de 3% da Bolsa nesta terça vai muito além de fatores pontuais como política e commodities, mas deve levar a uma reavaliação do cenário econômico

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Mesmo sem uma “notícia bomba”, o Ibovespa registrou seu pior pregão em quase quatro meses nesta terça-feira (21) enquanto o mercado olha para os perigos na política e riscos da reforma da Previdência ser alterada ou demorar mais para ser aprovada. Para piorar, minério de ferro e petróleo caíram forte no exterior e puxaram os papéis da Petrobras e Vale, levando o índice a afundar 3% hoje.

Mas para quem acredita que esta pode ter sido apenas mais uma queda pontual do mercado, é melhor ficar atento, já que a situação pode ser bem pior do que parece. Para Pablo Spyer, diretor da mesa de operações da Mirae Asset, há espaço para o mercado cair ainda mais. “Não seria uma surpresa vermos novas quedas. Os investidores estão começando a avaliar o cenário e estão percebendo algo que eu digo faz tempo: o Brasil terá PIB negativo este ano”, afirma.

Segundo Spyer, “o consumo vai continuar baixo, os gastos do governo estão congelados e, principalmente agora com os efeitos da Operação Carne Fraca, a balança comercial, que era apontada como a salvadora da economia, também vai cair. Além disso, a capacidade instalada segue bastante ociosa e vai levar uns 2 anos para utilizarmos essa ociosidade. Ou seja, nos próximos 2 anos devemos ter poucos investimentos”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O PIB é a soma de todos estes fatores. Se o consumo não cresce, investimento não cresce, gastos não aumentam e a balança não cresce, como o PIB vai crescer?”, continua o analista. “Ou seja, nada sustenta a ideia do PIB crescer este ano”, explica o diretor da Mirae.

Ele destaca ainda o cenário externo, onde aumenta a tensão sobre as eleições na França a cerca de um mês do pleito. “O mercado pode estar subestimando um pouco o perigo disso. Para se ter uma ideia, uma ruptura do euro iniciada pela vitória de Marine Le Pen poderá ter impacto de US$ 1 trilhão no sistema financeiro europeu”, explica Spyer. “Será algo semelhante ao caso Lehman Brothers”.

“O mercado está começando a ver um novo cenário que não é tão bom quanto todos pensavam, tanto no Brasil quanto no exterior. Eu imagino que mais quedas vão vir, com algumas correções para cima, é claro, mas temos espaço para ir mais abaixo”, afirma.

Continua depois da publicidade

Mas nem todos estão tão pessimistas. Para o analista da XP Investimentos, Marco Saravalle, o cenário ainda não mudou e é positivo. “Se a Bolsa cair mais, podemos ver uma boa oportunidade de compra”, afirma. Para ele, o movimento de hoje está ligado à queda das commodities e a uma tensão sobre possíveis alterações no projeto do governo de reforma da Previdência.

“Claramente elas [reformas] serão aprovadas, mas aumentam as chances de alterações nos projetos iniciais e de atrasos na votação, o que deixa o investidor mais apreensivo. Não podemos chamar de pessimismo porque é consenso de que será aprovada”, diz o analista.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.