Cruzeiro do Sul Educacional diz que IPO poderá financiar aquisições

"Um IPO não seria um fim em si, mas um meio para acessar capital para continuarmos com nossa expansão", disse o diretor de planejamento da companhia

Reuters

Publicidade

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) – A Cruzeiro do Sul Educacional, sexta maior empresa de educação privada do país, poderá optar por uma oferta pública inicial de ações (IPO) para financiar crescimento e aquisições, afirmou o diretor de planejamento da companhia, Fábio Figueiredo.

Potenciais alvos de aquisição incluem ativos que as rivais maiores Kroton <KROT3.SA> e Estácio Participações <ESTC3.SA> poderão ser forçadas a vender para terem sua fusão aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), disse Figueiredo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O executivo comentou que as operações UniSEB, Uniderp e Unic, de Kroton e Estácio, podem ser alvos interessantes para aquisição. O Cade tem até julho para completar a análise da fusão das duas empresas.

A fusão Kroton-Estácio criará a maior empresa de educação superior privada do mundo, com 10 vezes mais estudantes que o rival mais próximo com ação em bolsa.

“Um IPO não seria um fim em si, mas um meio para acessar capital para continuarmos com nossa expansão”, disse Figueiredo, acrescentando que a Cruzeiro do Sul “é uma compradora”.

Continua depois da publicidade

A Cruzeiro do Sul vendeu uma participação de 37 por cento para a britânica Actis por 100 milhões de dólares em 2012, mas ainda é controlada pelas duas famílias fundadoras da empresa criada quase meio século atrás.

A maior aquisição da empresa até agora foi a Unicid, em São Paulo, que ocorreu pouco após a entrada dos recursos da Actis.

Na sexta-feira, a Actis vai concluir a venda de sua participação na Cruzeiro do Sul para o fundo soberano de Cingapura GIC, disse Figueiredo, evitando comentar o valor do negócio.

Representantes do GIC em São Paulo não comentaram o assunto.