Trump chega na Bovespa: as 3 ações que os analistas recomendam para ganhar com o presidente dos EUA

Em março, pelo menos três papéis ganharam destaque nas listas de papéis sugeridos, com as perspectivas de se beneficiarem das políticas de estímulos à infraestrutura que o republicano prometeu implementar nos EUA

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO – Que Donald Trump tem impulsionado um rali nos mercados norte-americanos desde a sua eleição em novembro não é surpresa para os investidores. As bolsas por lá quebraram sucessivos recordes e o índice Dow Jones superou recentemente a marca histórica dos 21.000 pontos. O que é novidade é a chegada do “efeito Trump” com alguma força nas carteiras recomendadas por grandes bancos e corretoras no Brasil.

Em março, pelo menos três ações ganharam destaque nas listas de papéis sugeridos, com as perspectivas de se beneficiarem das políticas de estímulos à infraestrutura que o republicano prometeu implementar nos Estados Unidos. O grande destaque é a Gerdau (GGBR4), que foi encarteirada por três corretoras neste mês e agora soma seis indicações entre as 13 carteiras analisadas. Além dela, as fabricantes de motores e peças Weg (WEGE3) e Tupy (TUPY3) também integram o call “Trump”.

A análise de 13 carteiras de bancos e corretoras de março feita pelo InfoMoney revelou que o otimismo superou a cautela e que o apetite por risco segue em alta. Petrobras (PETR4), com 11 indicações, e Itaú Unibanco (ITUB4), BM&FBovespa (BVMF3) e Gerdau (GGBR4) , com seis cada, lideram o ranking. Leia a reportagem completa, clicando aqui

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Gerdau 
Com a sua subsidiária norte-americana Gerdau Ameristeel respondendo por cerca de um terço do faturamento, a  Rico Corretora estima que a empresa pode se beneficiar do programa de infraestrutura a ser anunciado pelo novo presidente dos EUA, pelas perspectivas de aumento nos preços dos produtos vendidos pela siderúrgica e por um processo antidumping que pode representar um potencial de crescimento de volumes e que já estava no radar em fevereiro. 

Já na última quinta-feira (2), o Departamento de Comércio norte-americano confirmou que considera que os vergalhões de aço vindos de Japão, Taiwan e Turquia estão entrando no mercado norte-americano “abaixo do valor justo” e definiu taxas preliminares de até 209% sobre esses produtos. A BB Investimentos projetava que, com esta questão resolvida, haveria “espaço para aumento de vendas e ganho de market-share” pela Gerdau. 

Veja a apresentação completa da Carteira InfoMoney de março, clicando aqui.

Continua depois da publicidade

Weg
Um dos pontos fortes apontados pela BB Investimentos na multinacional de Santa Catarina é sua diversificação geográfica, que “deve se sobressair em março, especialmente com o estímulo à economia norte-americana a ser anunciado pelo governo Trump, ainda que a visão de curto prazo seja a de valorização do real”. A instituição financeira destaca ainda que, no curto prazo, a Weg deve colher “os frutos de um perfil operacional notadamente resiliente” e, no longo prazo, se beneficiar da reação do setor industrial “à medida que a recuperação da atividade doméstica apresentar mais força”.

A Rico justifica que a recomendação na companhia pela consistência na entrega de resultados, por ser considerada um ativo defensivo, o que balanceia a composição da carteira no mês, e por ter e um “boa exposição de receita em dólar, diante do processo de internacionalização da empresa nos últimos meses”.

Tupy 
Com duas fábricas no México, a Tupy é outra aposta da BB Investimentos no “call Trump” em março. A corretora acredita que companhia “possa se beneficiar no curto prazo de medidas que serão tomadas pelo governo norte-americano, dada sua exposição a esse mercado”, mas cita também a expectativa da retomada econômica, em meio à redução dos juros. Além disso, o relatório destaca o “esperado processo de retomada do setor industrial, duramente afetado pela recessão, deverá reagir, e acreditamos que a companhia está bem posicionada para beneficiar-se deste movimento”.