Corte de 100 pontos-base na Selic pode elevar lucro de empresas em até 60%, diz BTG Pactual

O levantamento apontou que a Marisa deve ser a "campeã" do ciclo de afrouxamento monetário, com seus lucros crescendo 60% para cada diminuição de 100 pontos-base no CDI

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO – Empresas alavancadas com maior exposição da dívida à taxa Selic podem ver seus ganhos saltarem significativamente nos próximos meses em meio ao ciclo de corte de juros conduzidos pelo BC (Banco Central), segundo o BTG Pactual. Um teste de sensibilidade elaborado pelo banco estima a variação do lucro anual das companhias para cada redução de 100 pontos-base do CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro), considerado o “benchmark” para as dívidas tomadas pelas empresas e que tem variações próximas às dos juros básicos.

O levantamento apontou que a Marisa (AMAR3) deve ser a “campeã” do ciclo de afrouxamento monetário, com seus lucros crescendo 60% para cada diminuição de 100 pontos-base no CDI. A empresa estava em segundo lugar na lista elaborada pelo BTG no início do ano e, agora, desbancou a CSN (CSNA3), que deve ter aumentos de 43% nos lucros. A Restoque (LLIS3) segue em terceiro lugar, com aumento de lucro previsto em 31% nos mesmos parâmetros. 

Em janeiro, a Selic caiu pela 3ª vez consecutiva para 13,00% e economistas do mercado já apostam que os juros básicos encerrem o ano em 9,50%, segundo Relatório Focus elaborado pelo BC.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quem acompanha o blog O Investidor de Sucesso já conheceu em junho do ano passado as 5 maneiras como a queda da Selic afeta a Bovespa: seja pelo incentivo ao consumo, pela menor atratividade da renda fixa – que acaba “empurrando” investidores para o mercado de ações – ou pelo alívio a empresas muito endividadas, a queda da taxa básica de juros tende a ser muito benéfica para a renda variável.

Veja abaixo a lista das 10 empresas que mais devem ter aumento nos lucros a cada redução de 100 pontos-base nos juros, segundo o BTG:

Empresa variação no lucro
para 100 bps de
queda no CDI 
variação esperada
no mesmo indicador
  no início de 2017
Marisa (AMAR3) +60% +82%
CSN (CSNA3) +43% *
Restoque (LLIS3) +31% +58%
B2W Digital (BTOW3) +27% *
Via Varejo (VVAR11) +27% *
Grupo Pão de Açúcar (PCAR4 +26% *
Magazine Luiza (MGLU3) +24% *
Iochpe-Maxion (MYPK3) +11% +9%
BR Malls (BRML3) +10% +10%
Petrobras (PETR3; PETR4) +7% +5%

*empresa não estava na lista das 10 maiores beneficiárias pelo corte de juros elaborada no início de janeiro de 2017; Fonte: BTG Pactual