Vitória de Trump nos EUA pode gerar oportunidade para comprar Bolsa, diz estrategista-chefe da XP

XP Connection analisou eleições americanas e impacto das propostas econômicos dos candidatos para os EUA e o mundo

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – À medida que as eleições nos EUA se aproximam, os mercados mundiais ficam mais “nervosos”, ainda mais levando em conta o cenário apertado da disputa e o risco político embutido. Desta forma, as atenções das próximas semanas estarão voltadas para Donald Trump e Hillary Clinton. 

O XP Connection desta quarta-feira (28) falou sobre o assunto, destacando as mais recentes pesquisas eleitores e quais impactos as propostas econômicas de cada candidato terão nos EUA e no resto do mundo.

O economista Gustavo Cruz, da XP Investimentos, ressalta que os mercados mundiais têm mais temor de Trump uma vez que, das piores medidas econômicas propostas pelo candidato republicano e pela candidata democrata, ele terá mais autonomia para implementar as medidas pois boa parte delas não dependerá do Poder Legislativo. Já as medidas propostas por Hillary terão, em sua maioria, que passar pelo Congresso. Segundo Cruz, caso Trump ganhe, a primeira reação do mercado será de pânico por conta das incertezas que cercam as propostas do republicano. 

Continua depois da publicidade

Para o estrategista-chefe da XP, Celson Plácido, caso o republicano ganhe, os mercados devem ter um momento de estresse, com Bolsa e dólar para baixo no curto prazo. “Porém, para o investidor de médio e longo prazo, vimos isso um pouco com o Brexit (o mercado caiu, mas depois voltou), pode ser sim uma oportunidade para comprar Bolsa”, afirma o estrategista.

Confira o XP Connection: 

 

Continua depois da publicidade

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.