5 opiniões mostram o que o mercado gostou na decisão do BC japonês

Entenda o que diversos especialistas e casas de análise viram no anúncio de política monetária do Japão

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O banco central japonês salvou as bolsas mundiais de uma cautela generalizada antes da reunião do Fomc (Federal Open Market Committee), embora o Ibovespa zere ganhos nesse momento. Apesar de não trazer novos estímulos neste momento, o Bank of Japan deixou a janela aberta até para um possível corte de juros nas próximas reuniões. O mercado obviamente gostou da perspectiva de mais injeção de liquidez, e isso se reflete no desempenho dos principais índices. 

O Dow Jones às 11h57 (horário de Brasília), subia 0,33% a 18.189 pontos, enquanto o S&P 500 avança 0,39% a 2.148 pontos. Por aqui, o Ibovespa subia 0,06% a 57.771 pontos e o dólar caía 0,51% a R$ 3,251. 

Uma série de especialistas e casas de análise comentaram a decisão do Bank of Japan.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

XP Investimentos
O estrategista-chefe da XP Investimentos, Celson Plácido, por exemplo, chamou a decisão de “inesperada” e disse que ela foi bem recebida pelos mercados. “O Banco do Japão, BoJ, introduziu uma meta de 0% para o juro dos bônus do governo japonês de 10 anos, em nova tentativa de afastar o risco de deflação no país. A chamada ‘nova estrutura’ do BoJ coloca a taxa de juros de 10 anos no centro de sua política, em contraste com a abordagem do BC japonês nos últimos três anos e meio, período em que as compras de ativos e a expansão da base monetária eram os principais instrumentos”, explica. 

Modalmais
O economista-chefe do home broker da Modalmais, Álvaro Bandeira, destacou a fala do governador do banco central japonês, Haruhiko Kuroda, que afirmou que não hesitará no afrouxamento monetário até que a inflação indique a meta de 2,0%.  

Bradesco
O ponto levantado pelo diretor de pesquisas e estudos econômicos do Bradesco, Octavio de Barros, foi que o BoJ inovou ao estabelecer uma meta para a taxa de juros dos títulos de 10 anos do país, ao redor de zero. “Essa medida visa aumentar o comprometimento do banco com a manutenção por um longo período de taxas de juros reais negativas, ancorando as expectativas dos agentes, acreditando que haverá um aumento da inflação até a meta de 2%, estabelecida pela autoridade monetária do país”, diz o banco em relatório. Na avaliação da equipe de análise do Bradesco, com essas medidas, o BC japonês conseguirá conter o risco de curto prazo de uma abertura mais pronunciada das taxas de juros no Japão e dissipa parte dos receios do mercado de que poderia reduzir os estímulos.

Continua depois da publicidade

Nomura
A Nomura, por sua vez, elogiou a decisão do BoJ de agir de maneira “gradual”, preparando os mercados para possíveis novos cortes de juros e estímulos nas reuniões seguintes. A corretora japonesa diz que esse é um “modus operandi” importante para evitar a criação de um excesso de volatilidade nos mercados financeiros. 

Credit Suisse
Já o estrategista global do Credit Suisse, Andrew Garthwaite, afirmou que as ações de política monetária do BoJ nesta quarta-feira (21) foram mais de aperto do que de flexibilização. Para ele, a mudança de objetivo de uma escala de compras de ativos para um nível de rendimentos dos bonds japoneses permite, em teoria, que o volume das compras dentro do estímulo aos moldes do “Quantitative Easing” seja reduzido desde que a curva de juros se mantenha dentro da meta. “O elemento de relaxamento monetário do anúncio é o fato de que eles se comprometeram a permitir que a inflação ultrapasse a sua meta de 2% (em oposição a simplesmente chegar à meta de 2% o mais rápido possível), e agora têm como alvo uma curva de rendimentos [dos títulos de 10 anos do tesouro japonês] mais íngreme”, afirma Garthwaite.