Bolsas mundiais têm dia de cautela com todos os olhos voltados para Yellen

Após dados bem abaixo do esperado na sexta afastarem possibilidade de alta de juros em breve pelo Fed, mercados ficam de olho na fala de chairwomand da autoridade monetária

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A sessão desta segunda-feira (6) é de forte cautela para as bolsas mundiais, com os mercados de olho na fala da chaiwoman do Federal Reserve, Janet Yellen, que aborda temas econômicos em conferência na Filadélfia, às 13h30 (horário de Brasília). Yellen poderá dar hoje mais sinalizações sobre quando a autoridade monetária dos EUA elevará os juros após os dados bem abaixo do esperado de emprego na última sexta-feira, o que esfriou a aposta de elevação em breve. 

As bolsas chinesas  fecharam em baixa nesta segunda-feira, com investidores esperando uma série de dados nas próximas semanas para avaliar a situação econômica, enquanto Hang Seng teve leve alta de 0,40%. Já Xangai caiu 0,15% e Nikkei teve baixa de 0,37%. 

Na Europa, o dia também é de cautela, com o DAX em alta de 0,03%, o CAC 40 caindo 0,14% e o FTSE tendo alta mais expressiva, de 0,87%, também de olho em Yellen.  

Continua depois da publicidade

No Brasil, o mercado fica de olho na Comissão do Impeachment no Senado, que definirá hoje às 16h o cronograma do processo de impedimento contra a presidente afastada Dilma Rousseff e para o relatório Focus, além de seguir atento ao noticiário político. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.