Os 5 assuntos que vão agitar o mercado nesta quarta-feira

Veja o que de mais essencial você precisa saber antes de começar a operar nesta quarta

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa fechou em queda de 1% na última terça-feira (31), puxado principalmente pela forte queda do Bradesco, que recuou após o indiciamento do seu presidente, Luiz Carlos Trabuco. Esta quarta-feira (1), será dia de olhar para o Congresso, principalmente para as discussões sobre a DRU (Desvinculação das Receitas da União) e para uma série de indicadores importantes. Confira os cinco assuntos que você precisa acompanhar hoje:

1. Bolsas mundiais
As bolsas chinesas caíram após a disparada da véspera, com o ânimo pela entrada de ações no MSCI sendo ofuscado pelos dados da economia local e expectativa de alta de juros pelo Federal Reserve. Xangai caiu 0,08%, enquanto Hang Seng teve queda de 0,26%. Já o Nikkei teve baixa mais expressiva, de 1,62%, em meio aos dados pouco empolgantes da China e a queda dos preços do petróleo, com o brent em baixa superior a 1%. Na Europa, o dia também é de baixa, de olho também na política monetária: além do Fed, o BCE também está no foco. Atenção ainda para a bateria de PMIs na região: em destaque, o PMI industrial da zona do euro recua a 51,5 em maio, em linha com a previsão. O DAX tem baixa de 0,62%, o FTSE tem queda de 0,66% e o CAC 40 cai 0,70%.

2. Votação da DRU
Hoje, Michel Temer enfrenta novo teste com votação da DRU em comissão da Câmara. Segundo o líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE), houve um acordo entre os líderes para que o mérito da DRU seja levado a plenário e votado em primeiro turno nesta quarta. Segundo Moura, a intenção do governo é votar na Câmara na semana que vem, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição que eleva de 20% para 30% o percentual sobre a desvinculação das receitas da União, e a prorroga até o fim de 2019. Depois disso, a medida irá diretamente para o plenário do Senado, onde também precisa ser analisada duas vezes pelos parlamentares.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3. PIB
Nesta quarta-feira será divulgado o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro referente ao primeiro trimestre de 2016. Segundo estimativas da LCA Consultores, a expectativa é que o País registre queda de 0,5% na economia. Vale lembrar que em 2015 o Brasil registrou um PIB negativo de 3,8%. O dado sai às 9h (horário de Brasília). 

4. PMIs da China
Ontem saíram os Purchasing Managers Index da indústria medidos pela Caixin/Markit e de serviços da China, medidos pela agência estatal NBS. Os dados de maio foram de 50,1 para a indústria e de 53,1 para os serviços. Em abril, o PMI da indústria ficou em 49,4 pontos e o de serviços bateu 53,5 pontos. Vale lembrar que resultados superiores a 50 pontos indicam aceleração, ao passo que números mais baixo refletem contração.

5. Livro Bege do Fed
Às 15h sai o Livro Bege do Federal Reserve. O Beige Book (livro bege) é um relatório sobre a atualidade econômica norte-americana, publicado pelo FED. Os doze Federal Reserve Banks, os bancos centrais regionais, coletam informações sobre a situação econômica de suas áreas de atuação. Essas informações provêm de relatórios elaborados por bancos e entrevistas com economistas, analistas financeiros, acadêmicos e homens de negócio. O Beige Book reúne o material, que é dividido por regiões e setores da economia.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.