Otimismo, por quê? Banco estrangeiro diz para investidores ‘evitarem’ Brasil após impeachment

Para os estrategistas do BCA, as ações brasileiras não estão 'sobrevendidas' ou baratas, enquanto a realidade política está muito aquém das expectativas do mercado

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A janela de esperança que se abriu no Brasil pelo processo de impeachment ainda é muito pequena, enquanto os riscos são muito grandes – mais do que o rali recente dos ativos brasileiros sugere, disse a BCA Research, em relatório divulgado após o afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República.  

Para os estrategistas Santiago Gomez e Marko Papic, da casa de research independente, as ações brasileiras não estão sobrevendidas ou baratas, enquanto a realidade política está muito aquém das expectativas do mercado. “Pode ser que a dinâmica do mercado brasileiro se torne um caso de ‘subiu no rumor, caiu no fato’. O tempo dirá”, comentaram.

“Como o senador Aécio Neves, líder do partido oposicionista PSDB e um aliado de Temer no Congresso, disse, seguindo o impeachment de Dilma: Temer não pode cometer erros agora. Similar a isso, o mercado brasileiro está precificando uma condução política perfeita e isso não deixa espaço para decepções”, destacaram os estrategistas. Eles acrescentam ainda que isso mostra que a campanha para 2018 já começou e o PSDB, assim como outros partidos, não tem nenhum interesse que a administração de Temer seja muito bem sucedida. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Gomez e Marko Papic acreditam que, para que se desenvolva um outro rali na Bolsa, as medidas políticas precisam mostrar 3 pilares macroeconômicos que promoveu sucesso no passado: credibilidade no regime de inflação, austeridade fiscal e taxa de câmbio flutuante. 

Além disso, eles acrescentam que o Brasil continua sendo o player de maior risco entre os emergentes e, quando vir uma reversão dos emergentes (que já começa a entrar no radar), o Brasil é o que mais sentirá o peso dessa virada de mão. 

Diante desse cenário, ainda sem brilho para o País, eles recomendam que os investidores continuem “evitando” os ativos brasileiros. O BCA está underweight (desempenho abaixo da média) no País.