Bolsa da China desaba 7%, aciona “circuit breaker” e tem pregão mais curto da história

Quando o índice CSI300 cai mais de 7%, os negócios são encerrados para o resto do dia; é o segundo circuit breaker por lá na semana

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – Se você já se assustou com a forte queda dos mercados na última quarta-feira (6), então prepare o coração para esta quinta-feira (7). Na China, o índice de ações CSI300 caiu mais de 7%, o que acionou um novo “circuit breaker” e provocou o encerramento dos negócios para o resto do dia. 

É a segunda vez na semana que é acionado por lá o circuit breaker, que é um mecanismo de defesa usado pelas reguladores do mercado de ações para evitar excesso de volatilidade dos mercados. No caso da China, o circuit breaker funciona da seguinte maneira: se o índice CSI300 cai ou sobe mais de 5%, os negócios são interrompidos por 15 minutos; se a queda superar os 7%, as negociações são encerradas para o resto do dia.

O pregão teve apenas 30 minutos de duração antes do acionamento dos circuit breakers, o menor da sua história de 25 anos. O CSI300 fechou com dura queda de 7,21%. O Shangai Composite, principal índice de ações do país, também teve um fechamento trágico: 7,32% de desvalorização, a 3.116 pontos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Se em 2015 a segunda maior economia do mundo trouxe preocupações ao mercado por conta do seu processo de desaceleração de crescimento, 2016 tem trazido dados que mostram uma “freada” mais forte que o esperado na atividade chinesa. Dois indicadores de atividade divulgados nesta semana foram muito mal recebidos, assim como o movimento de desvalorização da moeda chinesa adotada pelo BC local.

O pessimismo se espalhou rapidamente nos mercados após o Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) ter estabelecido a taxa de paridade para as transações cambiais desta quinta em 6,5646 yuans por dólar, o menor nível desde 2001 e 0,5% abaixo dos 6,5314 yuans por dólar de ontem. O ajuste na taxa de referência foi o mais forte desde 13 de agosto.

Aumentando a dose de pessimismo, o mercado presenciou na última quarta-feira uma forte queda nos preços do petróleo e uma série de corte de projeções anunciadas pelo Banco Mundial em relatório. Vale lembrar ainda que o governo chinês tem adotado medidas pouco saudáveis para impedir ainda mais quedas das ações, como injeção de capital em fundos de curto prazo ou a proibição de grandes investidores de venderem certas ações.

Continua depois da publicidade

Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo:

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers