Publicidade
SÃO PAULO – Em apenas 54 meses, de abril de 2011 até setembro de 2015, as empresas listadas na Bovespa perderam US$ 1,01 trilhão em valor de mercado, segundo informações da Economática. Esse período abrange boa parte do governo da presidente Dilma Rousseff, que assumiu em janeiro de 2011. Se, em abril de 2011, as companhias brasileiras atingiram US$ 1,53 trilhão, em setembro deste ano elas valiam US$ 514,7 bilhões. No início do governo Dilma, as empresas brasileiras tinham um valor de mercado de US$ 1,46 trilhão.
Além disso, a Bovespa está hoje perto de perder o posto de maior bolsa da América Latina, podendo ser ultrapassada pela Bolsa do México. Na última sexta feira, 300 empresas brasileiras acumularam valor de mercado de US$ 514,7 bilhões contra US$ 497,3 bilhões de 121 empresas mexicanas, o que leva a uma diferença entre os dois mercados de apenas 3,4% a favor do Brasil. A consultoria ressalta que essa diferença não era registrada desde fevereiro de 2003, quando 238 empresas brasileiras acumulavam US$ 99,5 bilhões contra US$ 97,0 bilhões de 94 empresas mexicanas.
A consultoria ressalta também que a maior diferença entre as empresas brasileiras e mexicanas aconteceu em setembro de 2009, quando o mercado brasileiro era 71,2 % superior ao mexicano. Já em dezembro de 2010, a bolsa brasileira tinha um valor de mercado 65,2% superior ao do México.
Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
O maior valor de mercado das empresas brasileiras (em amostras mensais) aconteceu no mês de abril de 2011 quando atingimos US$ 1,53 trilhão e as empresas mexicanas atingiram seu máximo em agosto de 2014 com US$ 625,7 bilhões.
Confira a comparação entre o valor de mercado das bolsas dos dois países, segundo a Economática:
Insira seu melhor email e receba dicas e conteúdos exclusivos sobre como investir com sucesso
Continua depois da publicidade