Fed decide manter juros próximos de zero nos EUA; Yellen não descarta alta em outubro

Apesar da decisão, presidente do banco central americano deixou as portas abertas para uma alta de juros no mês que vem: "cada reunião permanece viva", comentou

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O Federal Reserve manteve, em reunião que se encerrou nesta quinta-feira (17), as taxas de juros nos Estados Unidos na faixa entre 0% e 0,25%, em uma decisão já esperada pela maioria dos agentes de mercado. Há quase uma década o Fed não promove um aumento na taxa de juros. Esse ano haverá ainda mais dois encontros – um em outubro e outro em dezembro.

Após a decisão, a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, falou com a imprensa, em Washington, e disse que todas as reunião permanecem “vivas, não descartando uma alta de juros já na próxima reunião.   

No comunicado divulgado hoje, os representantes do Fed explicaram que a manutenção deve-se ao nível atual de inflação no país, que está abaixo da meta de 2%. O banco central americano disse que aguarda por uma inflação ainda baixa este ano, em 2016 e 2017, e não vê a inflação alcançar a meta de 2% até 2018.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, os representantes do Fed comentaram que os recentes eventos financeiros e econômicos globais podem limitar de alguma forma a atividade econômica. 

A votação para manter a taxa próxima a zera teve apenas um voto contrário de Jeffrey Lacker, que queria que fosse elevada em 0,25 ponto percentual. O comunicado do Fed não deu nenhuma indicação de quão perto o banco está de elevar os juros. 

Fala da Yellen
Após a reunião, a presidente do Fed, Janet Yellen, fez uma coletiva com a imprensa. Segundo a presidente, “outubro segue como uma possibilidade” para alta de juros.

Continua depois da publicidade

A condição econômica seguirá como fator mais importante para definir quando o Fed irá elevar a taxa. “Eu não posso lhe dar uma receita”, disse Yellen durante a conferência com a imprensa em Washington. 

Segundo ela, a maioria dos representantes do Fed ainda acham que as condições econômicas vão evoluir para habilitar o banco a subir a taxa ainda esse ano. “Cada reunião permanece viva”, comentou. 

Ela, no entanto, comentou que “sempre haverá incerteza” e que “não podemos esperar que a incerteza seja totalmente resolvida”. 

Yellen comentou ainda que o Fed quer levar mais um tempo para avaliar o provável impacto do desenvolvimento global nos Estados Unidos, mas que melhorias no mercado de trabalho poderão reforçar a confiança de que a inflação (um dos motivos atribuídos em nota hoje à manutenção dos juros) retornará a 2% no médio prazo. 

Tópicos relacionados