As três maiores ameaças para a estabilidade dos mercados globais, segundo o Citi

Expectativa por alta dos juros nos EUA, risco de crescimento chinês e risco grego (que segue no radar) seguem sendo riscos para o mercado global

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em relatório, o Citigroup destacou três grandes riscos para a estabilidade dos mercados globais, o que os faz manter ainda o tom bearish (pessimista) com os mercados. E as maiores “ameaças” para os mercados acionários são “velhos conhecidos”: o Federal Reserve e a questão sobre a alta de juros, a China e o risco para o crescimento e a questão sobre a Grécia (e se ela seguirá ou não na zona do euro).

Confira os principais riscos para o mercado global, segundo o Citigroup:

1) Federal Reserve: em primeiro lugar, destaque para as expectativas para o Federal Reserve. Os estrategistas destacam estar em linha com o consenso de que os juros começarão a subir em setembro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os estrategistas do Citi esperam juros a 1,25% no final de 2016. “O risco é que o consenso vê, mesmo com a economia aquecendo uma inflação muito baixa, qualquer soluço na inflação americana seria uma surpresa e um risco para o cenário de juros”, afirmam os estrategistas do banco.

2) China: os temores com a China continuam: o risco do crescimento do gigante asiático não estar apresentando estabilização apesar das políticas expansionistas, o excesso de capacidade e a alavancagem excessiva em alguns setores são riscos importantes.

3) Grécia: segundo o Citi, muita gente ainda acredita que a saída da Grécia acontecerá, inclusive o próprio banco. Contudo, todos avaliam que o preço do contágio será baixo. Contudo, se ocorrer em um momento que o Federal estiver em um momento de alta de juros e a China mostrar resultado pior do que o antecipado, a questão grega poderá ter um peso maior que o esperado para emergentes.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.