Europa registra queda após referendo, mas diminui perdas após saída de Varoufakis

As bolsas têm baixa após o "não" vencer, mas diminuem as perdas após o ministro das finanças grego anunciar sua demissão; enquanto isso, Xangai sobe mais de 2%

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Um dia após o referendo que decidiu pelo “não” ao acordo com os credores na Grécia, o dia é de queda para as principais bolsas mundiais. Contudo, enquanto as bolsas asiáticas, com exceção de Xangai, registraram perdas superiores a 2%, por outro lado, as bolsas europeias têm perdas menores após abrirem em forte queda. Agora, as baixas são de cerca de 1%.

O não às propostas dos credores obteve 61,31% no referendo, segundo números definitivos divulgados pelo Ministério do Interior. Com a totalidade dos votos contados, o sim foi a escolha de 38,69% dos gregos, enquanto 5,8% foram brancos ou nulos. A abstenção foi 37,5%, em um universo de quase 10 milhões de eleitores. 

As perdas das bolsas europeias, assim como a queda do euro, diminuíram, contudo, em meio ao pedido de demissão do ministro das Finanças Yanis Varoufakis.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele disse que pouco depois de serem anunciados os resultados do referendo, foi informado de certa preferência de alguns participantes do Eurogrupo, e de vários parceiros, pela sua ausência nas reuniões. “Uma ideia que o primeiro-ministro considerou ser potencialmente útil para que conseguisse chegar a um acordo. “Por esse motivo, deixo o Ministério das Finanças hoje”, disse Varoufakis, em seu blog, depois de ter feito o anúncio em sua conta no Twitter.

Segundo uma fonte do governo ouvida pela Reuters, o principal negociador da Grécia nas negociações sobre ajuda com credores internacionais, Euclid Tsakalotos, é o mais cotado no governo para se tornar o ministro das Finanças após a renúncia de Varoufakis.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, confirmou que os chefes de governo dos países da zona do euro vão se reunir na noite desta terça-feira em Bruxelas, para discutir as consequências da rejeição de novas medidas de austeridade fiscal pelos eleitores da Grécia. Com mais de 90% dos votos do plebiscito deste domingo já apurados, o “não” venceu com mais de 61% dos votos.

Continua depois da publicidade

Xangai sobe mais de 2%
Além disso, destaque para o desempenho de Xangai, com alta de 2,42%, após serem anunciadas medidas para estabilização do mercado de ações.

A China está criando um fundo de estabilização do mercado que tem o objetivo de conter o maior movimento de venda de ações dos últimos anos, enquanto preocupações aumentam na liderança chinesa de que o mal-estar do mercado se espalhe para outras partes da economia.

Autoridades chinesas, incluindo aqueles no Conselho de Estado, banco central, além de nomes importantes da agência reguladora do mercado de capitais estão se encontrando neste sábado para discutir uma nova rodada de medidas direcionada a evitar a queda acentuada no mercado de ações. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.