Levy estuda proposta de imposto sobre dividendos, diz colunista da Veja

Segundo o colunista Lauro Jardim, da Veja, o ministro da Fazenda estuda propostas para elevar arrecadação; além de estudar imposto sobre dividendos, ele também discute um imposto sobre herança

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – No último final de semana, o ministro da Fazenda Joaquim Levy admitiu que a aprovação das medidas de ajuste fiscal na Câmara fora do tamanho esperado poderá fazer com que o governo realize um contingenciamento maior do que o inicialmente previsto.

Porém, uma alternativa a esta situação para garantir o cumprimento da meta fiscal de 1,2% do PIB, seria aumentar impostos. “Toda vez que se cria um gasto novo obviamente está se contratando novos impostos”, ressaltou.

E, segundo informações do último sábado da Coluna Radar Online, da Veja, Levy tem estudado propostas para elevar a arrecadação. E com duas medidas que podem agradar a esquerda: “um imposto sobre herança e outro sobre os dividendos de aplicações no mercado de capitais”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em dezembro, o rumor de tributação de dividendos e a extinção dos juros sobre capital próprio fizeram a Bolsa afundar. Na época, o então ministro da Fazenda Guido Mantega destacou que não havia enviado uma proposta deste tipo

Segundo a coluna Radar, a propósito, está marcada para o dia 22 a reunião do conselho curador do Fundo de Investimentos do FGTS que decidirá sobre o aporte de 10 bilhões de reais ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). “É uma espécie de ‘pedalada do Levy’, pois, assim, o governo usa recursos do FGTS – e não do Tesouro – para dar ao BNDES”, afirma a coluna.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.