Em dólar, Ibovespa atinge seu menor valor desde março de 2009; veja o gráfico

Em 2008, o Ibovespa bateu sua mínima de 12.712 pontos em dólar, chegando aos 16 mil pontos no ano seguinte, mesmo patamar em que o índice se encontra agora

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A combinação do atual cenário da Bolsa não poderia ser pior, principalmente considerando o valor do Ibovespa em dólar. Com a piora do cenário político, que aumenta a tensão sobre a efetividade dos ajustes fiscais do governo, aliado a disparada do dólar (também pressionado pelo mesmo motivo), que já supera os R$ 3,05 nesta sexta-feira (6), levam o principal índice da Bolsa para seus piores níveis em 6 anos.

Nesta manhã, o índice atingiu seu menor valor em dólar desde 9 de março de 2009, chegando a 16.439 pontos. Em 2008, o Ibovespa bateu sua mínima de 12.712 pontos em dólar. Pelo gráfico dos últimos 6 anos (confira abaixo) é possível verificar que o ano de 2009 marcou uma forte alta do Ibovespa, que conseguiu se manter praticamente estável no ano seguinte.

Porém, desde a metade de 2011, a imagem mostra a tendência negativa do índice, que praticamente só perdeu valor desde então, para agora volta ao mesmo patamar do início de 2009. Veja abaixo o gráfico de 6 anos do Ibovespa em dólar.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.