Com “troca de nomes” para Fazenda, índice de ADRs Brazil Titans fecha em alta de 0,24%

Índice chegou a subir 2% com convite a Trabuco para Fazenda e queda de 1% com recusa do banqueiro; Joaquim Levy passou a ser cotado e ADRs se recuperaram; ADR da Petrobras subiu 2%

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Dia de feriado na BM&FBovespa não significa que os mercados não estão de olho nos principais movimentos de ações lá fora, ainda mais levando em conta o intenso noticiário político. Depois de abrir em alta e ter ganhos de até 2,16% em meio a novidades sobre o ministério da Fazenda e depois chegar a cair 1,10%, o índice de ADRs (American Depositary Receipts) Brazil Titans 20 Dow Jones, que é negociado na Bolsa de Nova York e reúne os 20 ADRs mais líquidos de empresas brasileiras, fechou em leve alta de 0,24%, a 22.532 pontos. 

O índice  abriu a sessão às 12h30 (horário de Brasília) com alta de cerca de 2% no início da sessão em meio às notícias do jornal Valor Econômico e do Estado de S. Paulo de que a presidente Dilma Rousseff teria convidado o atual presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, para substituir Guido Mantega no ministério da Fazenda. Ainda segundo o Valor, Alexandre Tombini foi convidado a permanecer no comando do Banco Central. Os papéis de estatais e de bancos dispararam em meio a essa possibilidade, uma vez que Trabuco na Fazenda sinalizaria uma maior ortodoxia econômica. 

Contudo, logo após a abertura das negociações por lá, notícias do jornal Folha de S. Paulo e da agência Estado destacaram que Trabuco teria dificuldades em aceitar o convite de Dilma por conta dos compromissos assumidos por ele frente o presidente do Conselho de Administração do Banco, Lázaro Brandão. A sua ida a Fazenda estaria até mesmo sendo dada como descartada. Enquanto isso, Dilma não confirmou tê-lo convidado. Com a possível negativa, Dilma analisava outras opções, sendo a principal o nome de Nelson Barbosa. O jornal Valor Econômico, mais tarde, destacou que Trabuco não aceitou o convite mesmo, o que fizeram os ADRs caírem forte. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contudo, rumores sobre novos nomes para a Fazenda geraram alívio para o mercado. De acordo com uma fonte ouvida pela Reuters, o ex-secretário do Tesouro Nacional Joaquim Levy passou a integrar a lista de nomes que a presidente Dilma Rousseff avalia para substituir Guido Mantega. Ainda conforme a fonte, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles também não mais está sendo cotado para o cargo. Já o ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda Nelson Barbosa continua sendo avaliado para substituir Mantega. 

Os papéis da Petrobras (PETR4), que chegaram a subir quase 5% e zeraram os ganhos durante a tarde, fecharam em alta de 2,32% (PBR) e 2,54% (PBR.A), enquanto os do Bradesco (BBDC4) e Itaú Unibanco (ITUB4) fecharam, ambos, com alta de 0,34%. Os da Eletrobras fecharam com queda de 1,68%. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.