Possível negativa de Trabuco faz índice de ADRs Brazil Titans virar; Petrobras ameniza

De acordo com a Folha, presidente do Bradesco deve negar convite para ser ministro da Fazenda; bancos brasileiros viram na Bolsa de Nova York

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Hoje é feriado na BM&FBovespa, mas os ADRs (American Depositary Receipts) dão uma boa indicação do que pode acontecer amanhã.

O índice Brazil Titans 20 Dow Jones, que é negociado na Bolsa de Nova York e reúne os 20 ADRs mais líquidos de empresas brasileiras, abriu a sessão às 12h30 com alta de cerca de 2% no início da sessão em meio às notícias do jornal Valor Econômico e do Estado de S. Paulo de que a presidente Dilma Rousseff teria convidado o atual presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, para substituir Guido Mantega no ministério da Fazenda.

Ainda segundo o Valor, Alexandre Tombini foi convidado a permanecer no comando do Banco Central. Os papéis de estatais e de bancos dispararam em meio a essa possibilidade, uma vez que Trabuco na Fazenda sinalizaria uma maior ortodoxia ecconômica. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contudo, logo após a abertura das negociações por lá, uma notícia do jornal Folha de S. Paulo destacou que Trabuco teria dificuldades em aceitar o convite de Dilma por conta dos compromissos assumidos pelo presidente do Conselho de Administração do Banco, Lázaro Brandão. A sua ida a Fazenda estaria até mesmo sendo dada como descartada. Enquanto isso, Dilma não confirmou tê-lo convidado. Com a possível negativa, Dilma analisa outras opções, sendo a principal o nome de Nelson Barbosa. 

Com isso, o índice de ADRs Brazil Titans, que disparou no início da sessão, diminuiu os ganhos e agora opera entre próximo à estabilidade e leves perdas. Às 15h39 (horário de Brasília), ele caía 0,60%, a 22.342 pontos. 

Os papéis da Petrobras (PETR4), que chegaram a subir quase 5%, sobem cerca de 0,7%, enquanto os do Bradesco (BBDC4) e Itaú Unibanco (ITUB4) passaram a registrar leves perdas. Os da Eletrobras são os que mais sofrem, com queda de cerca de 6%. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.