Na Coreia do Sul, Eike busca se reinventar pela 3ª vez – e no ramo farmacêutico

Eike começou a negociar com C.L. Pharm quando ele viajou para a Coreia do Sul, em abril deste ano, destaca o Financial Times

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O empresário Eike Batista está buscando ressurgir e, segundo o Financial Times, está começando pela Coreia do Sul. De acordo com o jornal, Eike, que já foi o magnata do petróleo brasileiro e irá a julgamento na próxima semana em meio a alegações de informação privilegiada, assinou uma joint venture com a empresa sediada em Seul C.L. Pharm através de um acordo no valor de US$ 12 milhões, segundo o site do grupo sul-coreano, especializado em remédios para impotência.

O advogado de Eike Batista e a EBX não responderam aos pedidos de comentário, destacou o FT. E afirma: “os investidores em todo o mundo ainda estão se recuperando do colapso do império do petróleo e de mineração no ano passado de Eike e da falência de sua empresa de petróleo OGX Petróleo (OGXP3), o que provocou o maior default entre empresas da América Latina”.

Na terça-feira, Eike, que foi classificado pela Forbes como o sétimo homem mais rico do mundo há apenas dois anos, irá a julgamento no Rio de Janeiro. Os promotores o acusam de usar informações privilegiadas para vender ações na OGX e de sua empresa de construção naval OSX (OSXB3) no ano passado.

Eike começou a negociar com C.L. Pharm quando ele viajou para a Coreia do Sul, em abril deste ano, e pagou US$ 1 milhão só pelos direitos de montar uma fábrica em seu País, de acordo com o livro que deverá ser lançado na sexta-feira sobre o magnata intitulado ‘Tudo ou Nada’, de Malu Gaspar, informa o FT.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Eike também tem reuniões de negócios com Hwang Woo-suk, cientista sul-coreano que está buscando retornos financeiros através da clonagem de cães em um laboratório no Brasil, de acordo com o livro.

Depois de fazer o primeiro cão clonado do mundo Snuppy, em 2005, Woo-suk foi acusado de falsificar pesquisas sobre a clonagem de células tronco humanas e não foi encontrado para comentar o assunto. Esta semana, Eike também assinou um acordo com o investidor suíço Acron para retomar o desenvolvimento do Hotel Glória.

E o FT ressalta: “se a medicação contra impotência e a clonagem de cães forem uma empreitada de sucesso para Eike, esta seria a terceira vez que o empresário conseguiu reinventar-se. Antes de formar o grupo EBX, Eike Batista fundou a TVX no Canadá na década de 1980, mas foi forçado a demitir-se da empresa em 2001, após suas ações despencaram 90%”. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.