Oportunidade? Ibovespa em dólar pode ficar “bem barato”, diz economista

Com índice em queda e moeda americana em alta, Ibovespa dolarizado deve se tornar atrativo a investidores estrangeiros

Estadão Conteúdo

Publicidade

A reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) foi um balde de água fria no movimento de alta da Bolsa, registrado na sexta-feira, 25, na avaliação de André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos. A expectativa de Perfeito para esta segunda-feira, 27, é de reação negativa nos mercados de ações e câmbio.

Perfeito pondera que o comportamento do dólar, das ações e de índices hoje exige atenção triplicada por causa do investidor. Ele lembra que a combinação de Ibovespa em queda e a moeda norte-americana em alta resulta em uma maior atratividade do índice em dólar para o investidor estrangeiro. “Se a bolsa cai e o dólar sobe muito, é preciso lembrar que o Ibovespa em dólar vai ficar bem barato”, diz o economista.

Além da questão doméstica, a Bolsa de valores poderá sofrer influência negativa do mercado acionário externo. Por volta das 8h25, as principais bolsas europeias caíam. Londres, Frankfurt, Milão, entre outras, operavam com sinal negativo.

Continua depois da publicidade

Na avaliação de Perfeito, a primeira medida da presidente que seria capaz de reduzir o nervosismo dos investidores é anunciar “um governo de transição dela mesmo”. “A Dilma precisaria admitir que tem erros na condução da política econômica e que quer mudar. Para fazer isso de forma organizada, o ideal seria, ainda nessa semana, anunciar um governo de transição e indicar seu novo ministro da Fazenda”, afirma o economista.

Tópicos relacionados