Justiça manda bloquear R$ 1,5 bilhão das contas bancárias de Eike Batista

O objetivo do bloqueio é garantir que a futura indenização de prejuízos supostamente causados pelo executivo aos investidores da OGX Petróleo

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após pedido no último sábado, o MPF (Ministério Público Federal) decretou nesta terça-feira (16) o bloqueio de até R$ 1,5 bilhão do empresário Eike Batista. As acusações envolvem crimes contra o mercado, como uso de informação privilegiada – ou insider trading. A decisão é do juiz da 3ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro, Flávio Roberto de Souza.

O objetivo do bloqueio é garantir que a futura indenização de prejuízos supostamente causados pelo executivo aos investidores da OGX Petróleo, atual OGPar (OGXP3). “Os bancos já receberam a ordem de bloqueio das contas, que é imediato”, disse o juiz. Entre os 14 bancos que receberam a ordem estão o BTG Pactual, Bradesco, Itaú e Citibank. As instituições têm 24 horas para informar o valor das contas de Eike.

O juiz decidiu por uma decisão envolvendo apenas o sequestro das contas do empresário, desconsiderando os imóveis dele por enquanto. No pedido de bloqueio, havia citações dos imóveis que foram doados para seus filhos, Olin e Thor, além de sua atual mulher, Flávia Sampaio, mas a decisão final não incluiu estes bens.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O que importa é garantir a reparação do dano. Se a quantia suficiente estiver disponível em dinheiro não há necessidade de arrestar os imóveis”, disse o juiz. A partir desta decisão, o empresário pode ter qualquer venda de bem bloqueada pela justiça.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.