Para Faber, crash de 2014 será pior do que o ano do maior tombo da história das bolsas

Para investidor suíço conhecido como por suas previsões pessimistas, tombo do mercado poderá ainda ser mais "traumático" do que o de 1987; bolsas dos EUA vêm registrando fortes perdas nas últimas sessões

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio a forte queda das bolsas norte-americanas nos últimos dias, alguns grandes nomes do mercado podem se vangloriar e dizer: “eu avisei”. É o caso do investidor suíço Marc Faber, conhecido por suas previsões bastante pessimistas. Desde agosto de 2013, Faber falava que um crash como o de 1987 estava perto de acontecer. 

Agora, com a queda das bolsas norte-americanas se intensificando – na véspera, Nasdaq caiu 3,10% e teve o seu pior desempenho em dois anos -, Faber volta a afirmar que o mercado de ações está se preparando para uma queda ainda mais dolorosa e repentina do que a observada em 1987. 

Naquele ano, mas precisamente no dia 19 de outubro, ocorreu um episódio considerado “traumático” para as bolsas norte-americanos, na chamada segunda-feira negra. Naquela data, os índices acionários mundiais registram forte queda de mais de 20%, enquanto o Dow Jones teve a maior baixa de sua história, de 22,6%.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar deste tombo, ainda há muitos mistérios sobre a sua verdadeira causa: entre tantas referências, como uma convergência entre fatores econômicos e políticos, não há nenhum consenso sobre o que realmente levou a essa queda tão forte.

E, segundo Faber, este movimento pode se repetir e ser até mais doloroso, conforme ressaltou ao portal norte-americano CNBC“Eu acho que é muito provável que nós estamos vendo, nos próximos 12 meses, um crash parecido “, disse Faber. “E eu suspeito que vai ser ainda pior”, destacando que a forte venda das ações do setor de tecnologia está apenas começando. 

Ele destaca que existem alguns setores que são altamente vulneráveis, pois estão em um patamar “perigoso” em termos de valorização. Faber afirma que eles são altamante vulneráveis pois não têm rendimentos, sendo avaliados somente pelos seus preços de venda, o que não é uma boa métrica no longo prazo.

Por outro lado, há investidores que discordam de Faber, como o lendário Bill Miller, que disse esta semana que as condições para um mercado ruim simplesmente não existem. Mas não é apenas em relação a essas ações que Faber mostra cautela. Ele diz que os investidores estão partindo para um movimento gritante de realização.”Acredito que o mercado está lentamente acordando para o fato de que o Federal Reserve é uma organização sem noção”, disse Faber. “Eles não têm idéia do que estão fazendo. Assim, o nível de confiança dos investidores está diminuindo, na minha opinião”, apontou.

Com os investidores se ajustando a esta realidade, Faber prevê uma enorme queda no mercado, com o índice S&P 500 devendo registrar um mergulho de 20% ou até 30%. Mas a grande lição é de que este não é o momento para se comprar ações. Vale ressaltar que, em meados de 2013, Faber previu que um crash como o de 1987 estava por vir. Contudo, o S&P500 subiu 9% desde então.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.