Otimismo volta para investidores dos EUA, mas isso não é bom, diz BofA

Indicador do Bank of America mostra quando os analistas indicam compra de ações, mas, históricamente, o resultado de muito otimismo leva a queda na bolsa

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Momentos de muita euforia no mercado geralmente são preocupantes para as ações, já que, de acordo com o velho ditado, “tudo que sobe, um dia cai”. O mesmo pensamento serve para a situação contrária, sendo que quando um índice ou ação, atinge um fundo, chega o momento da virada. Pensando nesses movimentos, o Bank of America Merril Lynch possui o Sell Side Indicator, que indica o sentimento dos analistas sell side – os que fazem recomendações.

O indicador do banco mostra o quanto os analistas estão otimistas ou não com o momento da bolsa nos EUA. Quando maior o otimismo, e portanto o valor do indicador, mais os analistas estão recomendando compra, o que mostra uma maior empolgação no mercado e um possível momento de euforia. Dados apresentados pelo BofA na última terça-feira (3) mostram que o indicador do banco está próximo de atingir o valor apresentado em março de 2009, quando o mercado passava pelo seu pior momento após o estouro da crise um ano antes.

Naquela época, em 2009, o indicador do BofA marcava 53%, em agosto deste ano os números mostravam 52,9% e agora já chegam a 54,6%. Houve uma recuperação, mas os norte-americanos voltaram a perder confiança e, em julho de 2012, o Sell Side Indicator atingiu seu pior patamar desde 1985, registrando 43,9%, ou seja, os analistas estavam pessimistas e não recomendavam compra de ações. Mesmo com o Dow Jones chegando a recuar ainda mais após esta data, as bolsas norte-americanas voltaram a ganhar força no fim de 2012 e bateram suas máximas históricas. O Dow Jones, por exemplo, acumula alta de 13,20% neste ano – seu desempenho mais forte em 4 anos. 

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.